Professor de Engenharia Naval da UEA tem artigo publicado na revista Ocean Engineering

O artigo é derivado da pesquisa na área de vibração de estruturas navais e máquinas marítimas

O Prof. Dr. Ricardo Homero Ramírez Gutiérrez, do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), publicou no dia 12 de junho de 2022, na revista Ocean Engineering (classificação A2 pela Capes), o artigo intitulado “Numerical and Experimental Correlation of a Catamaran’s Vibration Modes Using Supervised Machine Learning”. A publicação foi produto da pesquisa na área de vibração de estruturas navais e máquinas marítimas, que vem sendo desenvolvida em parceria entre a UEA, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ).

O artigo explica a importância de identificar, experimentalmente, as características dinâmicas de sistemas complexos, como um catamarã, pela utilização de um conjunto reduzido de sensores instalados ao longo do casco. Além disso, ressalta a utilização e calibração de modelos de simulação numérica, fazendo uso da inteligência artificial e métodos modernos de aprendizado de máquina (machine learning), cujo cálculo dos resultados finais requer baixo esforço computacional e são de elevada precisão.

A pesquisa conclui que os resultados fornecidos pela metodologia desenvolvida podem ser utilizados para realizar a estimativa dos níveis de vibração em locais críticos e de difícil acesso, desta forma podendo auxiliar a equipe encarregada da operação a planejar as paradas necessárias para manutenção e reparo do catamarã, aumentando a confiabilidade e segurança da navegação, salvaguardando a vida da tripulação e passageiros, além de garantir a integridade da carga.

O professor Ricardo Gutiérrez ainda faz ênfase na importância da cooperação dos centros de pesquisa, já que utilizando em conjunto à competência dos diferentes grupos de trabalho há a possibilidade de desenvolver metodologias que contribuam, de forma significativa, com a comunidade científica e, mais ainda, com a sociedade.