X Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia acontece nos dias 27, 28 e 29/07

Objetivo do evento é a discussão da produção e divulgação do conhecimento científico na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA) realizará, nos dias 27, 28 e 29/07, o X Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (Secam). O evento acontecerá nas dependências na Escola Normal Superior (ENS/UEA), congregando renomados pesquisadores, constituindo um espaço de socialização e debates dos conhecimentos científicos produzidos a partir das pesquisas referentes à Educação em Ciências na Amazônia. O simpósio também será transmitido pelo canal do YouTube Secam 2022.

O objetivo do evento é discutir e debater a produção e divulgação do conhecimento científico na Amazônia trazendo o princípio da transversalidade, decolonialidade no ensino de ciências e matemática.

A programação contará com eixos temáticos, conferências, mesas redondas, painéis, oficinas e minicursos. Iniciando no dia 27/07, a abertura será realizada na ENS/UEA de forma presencial, com a participação de estudantes egressos e atuais do Programa de Mestrado, além do corpo docente e de uma atração cultural.

As atividades começarão de forma virtual, transmitidas pelo Canal do YouTube do evento, onde terá a Conferência de Abertura com o título “Educação em Ciências: desafios e possibilidades na contemporaneidade” e os debates dentro da atividade Café com Ciência com os seguintes temas: “Confissões de uma pesquisa: desvios e brechas em tempos de pandemia”; “Divulgação científica e as tecnologias na educação”; “Percursos metodológicos: escolhidos ou construídos?”; e a “Formação de professores indígenas”.

No segundo dia (28/07) serão realizadas duas mesas redondas, de forma remota. A primeira terá como tema Educação em Ciências: o currículo numa perspectiva decolonial, vinculada à linha de Cognição e Currículo. A a segunda será Educação em Ciências: escola, ambiente e novas tecnologias na linha de Espaços não formais e divulgação científica. No horário da tarde, de acordo com os eixos temáticos, serão realizadas as socializações dos resumos expandidos e simples no formato de roda de conversas.

No último dia (29/07), a programação será encerrada de forma presencial, na ENS/UEA, onde ocorrerão as experiências de pesquisas com a realização de 10 minicursos e oficinas, concluindo com a última conferência intitulada “Educação em Ciências: pesquisa e ensino no contexto amazônico”, no formato virtual.