UEA realiza Aula Magna do MBA em Gestão de Pessoas para servidores municipais

A Aula Magna teve como tema a "Gestão de Pessoas e a Liderança Estratégica: criação de valor para as equipes".

“Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão.” A citação é de Alexandre da Macedônia e é aplicada para representar a boa liderança. E as técnicas para uma boa liderança serão desenvolvidas no MBA em Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ofertado a servidores e gestores da administração pública municipal. A Aula Magna do curso ocorreu nesta quinta-feira (28/07), no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, Centro.

O curso é realizado em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) da Prefeitura Municipal de Manaus. A Aula Magna teve como tema a “Gestão de Pessoas e a Liderança Estratégica: criação de valor para as equipes” e foi ministrada pela Prof.ª Dra. Elaine de Melo Jinkings.

Para Elaine, as equipes precisam estar alinhadas para os próximos passos (projetos, programas) que a Prefeitura queira desenvolver. “Por isso é necessário uma liderança estratégica, pois tudo flui melhor. E esses líderes atuam como lideranças educadoras. O que é isso? Para fazer a equipe caminhar em uma direção que a instituição se propõe a fazer”, salientou a professora da UEA.

Formada em Pedagogia, a servidora da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Kelly Macedo Marques, atua na área de Recursos Humanos e pontua que o curso contribuirá para o seu dia a dia profissional, especialmente em situações de gerenciamento de pessoas e conflitos.

“Me senti muito feliz com a oportunidade de fazer a pós-graduação. Minha expectativa é de obter novos conhecimentos para que eu possa levar a meu ambiente de trabalho e, dessa forma, contribuir ainda mais para o setor onde atuo. Vejo o curso como uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional”, destacou.

O secretário de Administração, Planejamento e Gestão da Prefeitura de Manaus (Semad), Ebenézer Albuquerque Bezerra, ressaltou que um bom líder é aquele que motiva, convence e, pelo exemplo, conduta e comportamento arrasta todos os seus liderados para alcançar metas e objetivos.

“Ninguém faz nada sozinho e é por isso que a Espi buscou essa parceria com a UEA. Para capacitar todos os servidores e prestar serviço de qualidade à população”, observou.

Parceiras – A diretora da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA,

Prof.ª Dra. Edileuza Silva Lobato, representando o reitor da UEA, enalteceu que a instituição está cumprindo a missão: que é a educação.

Participaram, ainda, do evento a coordenadora da especialização MBA em Gestão de Pessoas, Prof.ª Dra. Márcia Ribeiro Maduro; o diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Júnior Nunes; e o vice-diretor executivo da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), Carlos Henrique Costa de Souza.

Sobre o curso – Ofertado em parceria com a Prefeitura de Manaus, o curso busca especializar os servidores e gestores da administração pública municipal para atuarem com uma visão global das competências necessárias no sentido de desenvolver e exercitar habilidades para aplicar as técnicas de gestão de pessoas.

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA