UEA sedia espaços para projeto de captador de moléculas de ar da Ufam

A unidade da UEA no município de Humaitá é um dos pontos de fixação do projeto

Em uma parceria entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o espaço do Núcleo de Ensino Superior de Humaitá (Neshum) da UEA foi cedido para a participação do projeto de desenvolvimento de um captador de moléculas do ar.

O projeto intitulado “Implementação de redes de monitoramento de material particulado (Pm2.5) como mecanismo de entendimento dos efeitos da exposição em grupos populacionais sensíveis na mesorregião sul do Amazonas” tem como coordenador o Prof. Dr. Jorge Almeida de Menezes e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A iniciativa tem como finalidade a identificação das moléculas de ar. Estas serão encaminhadas ao laboratório para fazer o mapeamento de possíveis enfermidades detectadas nos três aparelhos Ecopm desenvolvidos que foram distribuídos em pontos estratégicos do município de Humaitá, sendo um deles no Neshum/UEA.

O monitor Ecopm é capaz de medir continuamente partículas totais em suspensão (PTS), material particulado em suspensão menor que 10 micrômetros (PM10), material particulado em suspensão menor que 2,5 micrômetros (MP2,5) e material particulado em suspensão menor 1 micrômetro (MP1.0). Utilizado no monitoramento da qualidade do ar em geral, em ambientes abertos e rurais, onde as concentrações esperadas de partículas em suspensão na atmosfera (PTS) não ultrapassem 1.000 ug/m3.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA