Exposição apresenta informações sobre projetos de extensão da EST/UEA

Expro EST é organizada por alunos e apresenta projetos que competem nacionalmente

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) recebeu, nesta quinta-feira (11/08), a 3ª edição da Expro EST, mostra organizada por alunos que abarca projetos de extensão desenvolvidos por meio de cursos de Engenharia. A exposição foi criada em 2019 e busca mostrar aos alunos, principalmente aos calouros, as atividades dos projetos que englobam aéreas como robótica, engenharia náutica e aeronáutica, entre outras.

Um dos estandes é o da equipe Jaraqui. Composto por 20 pessoas, o time participa do Desafio Universitário de Nautidesign (Duna), competição realizada em Joinville (SC), onde competem modelos de barcos rebocadores em escala reduzida. Surgida em 2014, a equipe é tricampeã e levou à exposição dois dos barcos que já competiram no Duna: Açaí e Tucumã. “Nosso projeto é multidisciplinar e engloba diversas áreas da engenharia, como a Naval, Elétrica, Mecânica e Gestão”, afirma Terlen Lana, aluna do 8º período do curso de Engenharia Química e integrante da equipe.

A equipe Leviatã trouxe seu barco tripulável, movido à energia solar. Eles competem na categoria Catamarã do Desafio Solar Brasil (DSB), promovido pela SAE Brasil, em que tiveram a melhor colocação em 2018, com o 3° lugar. “A equipe foi criada em 2014 por ex-alunos da UEA. E a intenção é de que o projeto seja passado adiante para outros alunos e assim sucessivamente”, explicou Leonardo Henrique, aluno do 5º período do curso de Engenharia Elétrica.

Outra equipe presente foi a Urutau, que compete na categoria Advanced da SAE Brasil Aerodesign. Em 2017, ela conquistou o 3º lugar na competição. “Recomendo a todos os alunos que, se possível, ingressem em um projeto acadêmico. Até o 4º período, todos os alunos das engenharias têm só o ciclo básico. E é por meiodos projetos que o aluno tem a oportunidade de ver elementos e competências específicas do curso antes do 5º período”, reforçou Amanda Squassina, aluna do 7º período do curso de Engenharia de Produção.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA