Turma de Tecnologia em Alimentos da UEA realiza práticas relacionadas à industrialização

Os alunos são do Centro de Estudo Superior de Lábrea da UEA

Estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Centro de Estudo Superior de Lábrea da Universidade do Estado do Amazonas (Cesla/UEA) realizaram aulas práticas de elaboração de diversos produtos cárneos como atividades da disciplina de Tecnologia e Industrialização de carnes.

As aulas práticas da disciplina foram realizadas pela Prof.ª Dra. Joana Maia Mendes, nos dias 03, 04 e 05/08, no laboratório de química da UEA. Nas aulas práticas os alunos aprenderam a elaborar a salga úmida do pirarucu e do jundiá, além de realizar a defumação de carne bovina, carne de aves e de suínos. Também foi obtido nas aulas, a Carne Mecanicamente Separada (CMS), para elaboração do hambúrguer e empanados de pirarucu e surubim, além de ser elaboradas almôndegas de frango apimentada e mista (carne bovina e suína).

A professora também desenvolveu com os alunos a elaboração do bacon de pirarucu, trabalho de sua autoria, ensinando uma nova tecnologia inovadora aos alunos, o bacon de pirarucu tem muita semelhança ao bacon tradicional, porém apresenta um valor nutricional muito mais elevado, representando 21,02% de proteína e somente 7,14% de gordura, sendo considerado um produto muito mais saudável e nutritivo, além de ter um sabor bastante agradável.

Os alunos aprenderam a fazer o marinado de frango e de peixe, produto que é imerso em ácido acético (vinagre) por 48h, juntamente com algumas especiarias, sendo muito utilizado para o consumo como tira gosto. Por fim, os alunos e a professora elaboraram o patê de pirarucu, muito nutritivo para comer com pão e torradas.

Joana Maia ressaltou a importância das aulas práticas para os alunos, levando-os à capacitação e à qualificação para o trabalho, emprego e empreendedorismo. Também foi discutida na disciplina de Tecnologia de Carnes a questão da inovação de novos produtos, agregando valores a carnes que apresentam alta disponibilidade e baixo consumo no município. A professora destacou que o objetivo de ofertar as práticas no laboratório para os alunos, está diretamente relacionado às novas tecnologias e suas inovações, levando-os ao compromisso único e importante em considerar aspectos como: características físicas, químicas e nutricionais, agregando tudo isso sempre à praticidade, à qualidade e segurança alimentar para o consumidor.

Após a obtenção dos produtos elaborados nas aulas práticas, a Prof.ª Dra. Joana Maia, organizou juntamente com seus alunos a I Mostra de degustação de produtos cárneos que aconteceu no dia 08/08, na parte externa do Cesla/UEA.

Cada equipe apresentou pratos dos produtos elaborados, os pratos foram: sanduiche com hambúrguer de surubim e pirarucu, farofa de cuscuz com bacon de pirarucu, salada com frango defumado, almôndegas mista e de frango ao molho agridoce e rosé, pastel de carne defumada e de bacon de pirarucu, empanados de surubim frito, carne suína defumada no molho agridoce, carne de frango defumada no molho de laranja, carne bovina defumada no olho de barbecue, além de serem servidos aos jurados os marinados de frango e peixe e o patê de pirarucu.

Além de apresentar seu prato e explicar sobre a forma que foi elaborada os produtos, os alunos foram avaliados por uma comissão de jurados, que contou com a professora da disciplina, professores da UEA, o diretor do Núcleo e um representante da Secretaria de Abastecimento do Município. Os alunos obtiveram uma experiência nova, abrindo leques maiores para o aprendizado. A Prof.ª Dra. Joana Maia Mendes, juntamente com os demais professores e Coordenação do curso de tecnologia em alimentos, está envolvida e compromissada com o ensino e aprendizagem de seus alunos.

sem anexos