Assessoria de Relações Internacionais da UEA apresenta projetos de intercâmbio a docentes

Novidades fazem parte do processo de reestruturação da ARI

Aproximar os professores de experiências em intercâmbio de ensino e pesquisa, visando a qualificação docente e o estreitamento de relações com instituições do exterior. É com este objetivo que a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Amazonas (ARI/UEA) promoverá, a partir do final do mês de setembro, a Caravana ARI, uma série de visitas às unidades acadêmicas na capital e no interior, em que serão apresentados, aos professores, projetos de fortalecimento do processo de internacionalização da UEA. As ações fazem parte das atividades de reestruturação da Assessoria.

Durante as visitas, a ARI destacará este processo de reestruturação e apresentará dois de seus projetos carros-chefes: o “Amazonas State University: culturally sustainable education in the Amazon” e o “Amazonian-portuguese internationalization: local language and cultural sustainability”. Ambos têm como objetivo geral a promoção da região amazônica e do Brasil, como um todo, evidenciando iniciativas, inovações e ações educativas da Universidade do Estado do Amazonas, tendo como ponte o intercâmbio de ensino e pesquisa, tanto nacional, quanto internacionalmente.

Cronograma – as visitas iniciam no dia 27/09, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), das 10h às 12h; e na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), das 16h às 18h. No dia 28/09, é a vez da Escola Superior de Tecnologia receber a Caravana ARI, das 14h às 16h. A última visita de setembro acontecerá na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), no dia 29. No dia 5/10, a Escola Normal Superior (ENS) receberá a atividade. As visitas aos centros e núcleos do interior ocorrerão a partir do mês de novembro.

De acordo com a diretora da ARI, Profª. Drª. Vanúbia Moncayo, os projetos surgem com o objetivo de realizar a troca de experiências da nossa região com outras partes do mundo, com o intuito de qualificar e apresentar aos professores da UEA um vasto horizonte cultural, que esteve restrito nos últimos anos, em função da pandemia. Moncayo reforça a função social dos projetos de intercâmbio:

“A pandemia trouxe o estreitamento dos mundos, das culturas. Essa é uma situação em que nós temos o dever, tanto acadêmico-científico, quanto social, de aproximar-nos destas diversas realidades, do universo pluricultural. Essas possibilidades acabam preparando o professor, o cidadão, para o mundo, que é necessário atualmente”, pontuou.

Outros projetos dirigidos pela ARI são o “Welcome: inclusão internacional”, onde a UEA promove a interação cultural a partir da recepção de acadêmicos e professores de outras instituições brasileiras e estrangeiras, apoiando-os com as orientações necessárias, até questões como o alojamento durante sua permanência na universidade; e o “‘Desestrangeirando’ para internacionalizar: UEA preparando o cidadão para o mundo”, que tem a premissa de desenvolver o ensino da língua inglesa para professores da capital e do interior, contribuindo com a atuação dos docentes em um mundo cada vez mais globalizado.

Texto: Pedro Xavier e Daniel Brito / ASCOM UEA