ESO sedia evento organizado por alunos do curso de Administração da UEA

Evento faz alusão à semana do administrador, que marca os 57 anos da regulamentação da profissão no Brasil

O auditório da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) recebeu, na terça-feira (20/09), o evento “Marketing na perspectiva do administrador amazonense”, organizado pelo curso de Administração da universidade. Coordenado por alunos e pelo Prof. Dr. Wlademir Corrêa, o evento fez parte da programação da semana de administrador, que marca os 57 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil.

Durante a tarde, o evento contou com a participação de Nelson Aniceto, presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM); Isabel Adelino, CEO da empresa Pequenos Negócios, especializada em microempreendedorismo; e Aline Postigo, coordenadora de marketing do Grupo Bemol. Pela parte da noite, os alunos tiveram a oportunidade de assistir palestras de dois egressos do curso, e de André Parente, proprietário do empreendimento Cachaçaria do Dedé.

Marketing e administração no dia a dia – Caio César, aluno e um dos organizadores, afirmou que a ideia do evento partiu do professor Wlademir Filho, da disciplina de Marketing, com o intuito de celebrar a Semana do Administrador, englobando a temática da disciplina. “Partimos com o intuito de convidar profissionais de destaque e excelência, com trajetórias consolidadas no mercado amazonense, inclusos na nossa realidade. Então, escolhemos a Isabel Adelino pelo fato de o microempreendedorismo estar em alta no atual momento, e a Aline Postigo pelo fato de a Bemol já ser uma marca consolidada no imaginário nortista”.

A aluna Isabel de Almeida, que também esteve à frente da organização, ressaltou a importância da retomada ao presencial e da oportunidade dos alunos poderem compreender a relação da profissão com o ambiente externo. “Esse começo de retomada é essencial para o estudante entender que essas organizações não são isoladas. Nós, administradores, também trabalhamos com o ambiente externo. Então, os estudantes têm que viver a sala de aula, mas também precisam da oportunidade para poderem conhecer as pessoas que já estão inseridas no mercado, para que possam proporcionar novos insights.”

O profissional durante e pós-pandemia – O Prof. Dr. Wlademir Corrêa destacou a participação do profissional de administração durante a pandemia e na retomada à rotina normal, valorizando a ampla visão e a capacidade de adaptação perante as dificuldades dos mais variados cenários apresentados pela profissão. “A administração é o que, verdadeiramente, possibilita a todos nós a adaptação de maneira rápida, encontrando soluções, propondo mudanças e fazendo o mundo girar novamente.”

Presença especial – O evento contou, também, com a presença de Nelson Aniceto, presidente do CRA-AM. Ele destacou a importância da integração entre o conselho e o ambiente acadêmico, classificando como fator motivador na formação de futuros profissionais de administração. Ele também celebrou a presença do conselho em eventos pela capital e interior: “Viemos de uma maratona muito grande pelo interior, sempre prestigiando os eventos organizados por administradores, motivando os futuros atuantes na área.”

Texto por: Pedro Xavier/Ascom UEA.