Esat sedia programação especial em homenagem ao Dia do Turismólogo

Evento dura uma semana e conta com roteiros turísticos, rodas de conversa e palestras

Pela primeira vez desde 2019, a Escola Superior de Artes e Turismo volta a receber, presencialmente, evento especial em homenagem ao Dia do Turismólogo. Trata-se da “Semana do Turismo 2022: repensar o Turismo”. A programação da semana conta com roteiros turísticos, rodas de conversa e palestras, englobando extensão e pesquisa na área do turismo. Aproveitando a data do segundo dia de evento (27/09), referente à promulgação da Lei 12.591/2012, responsável pela regulamentação da profissão, a Assessoria de Comunicação (Ascom/UEA) marcou presença na ocasião, que contou com uma aula de Noções de Geoprocessamento, o lançamento do edital de premiações para pesquisa em Turismo da Esat e duas rodas de conversa sobre Doutorado Interinstitucional (Dinter). As atividades começaram na segunda (26/09) e duram até o dia 03/10. O evento está sendo organizado pelo grupo de pesquisa Redur Amazônia, o projeto de extensão Eventur, o Observatório de Turismo da UEA e pelo Centro Acadêmico do curso de Turismo (Catur).

Dividindo conhecimento – Quézia Soares, aluna do 7º período do curso de Turismo, que esteve presente como guia, no roteiro da segunda-feira (26/09), pela avenida 7 de Setembro, ressaltou a importância do evento tanto para alunos finalistas, quanto para calouros, recém-ingressos no curso: “A realização do evento é de suma importância para relembrar da notabilidade do turismólogo e do turismo para nossa sociedade, almejando o desenvolvimento social e econômico. A experiência é sempre muito boa e, além de estarmos disponibilizando horas complementares, estamos transmitindo experiências para nossos colegas de curso, como ocorreu na segunda, durante o guiamento”.

Em entrevista para a Ascom/UEA, a Profª. Dra Cláudia Menezes, coordenadora do Eventur e uma das organizadoras do evento, destacou o novo momento do turismo mundial e a necessidade de adaptação dos profissionais da área, bem como de alunos do curso.

Ascom/UEA – Como foi a organização do evento e quais atividades serão desenvolvidas durante a semana?

Profª Cláudia – Estamos retornando de uma pandemia, e a própria organização mundial do turismo está pedindo para que repensemos o turismo. Pensando nisso, a ideia era que a gente conseguisse realizar este evento de forma presencial, e tudo está sendo muito legal. Convidamos alguns alunos que estão na pesquisa com a gente, para que eles falassem da experiência. Os alunos do terceiro período fizeram um roteiro turístico, que vai ser na quinta, onde mostrarão nossa cidade, destacando nossos atrativos turísticos. Até agora, tivemos dois roteiros: um que aconteceu na segunda (26) à tarde, que foi um roteiro no centro histórico, organizado pela disciplina de Técnicas e Práticas de Guia, da professora Márcia Raquel, com os alunos do primeiro período; no dia 03/10, faremos o mesmo roteiro só que à noite, passando também por todas as unidades da UEA, explicando um pouquinho do que é e como funciona, quando começou e etc.

Ascom/UEA – Sobre o dia de hoje (27/09), o que podemos esperar?

Profª. Cláudia – Fizemos uma programação convidando as professoras que participaram do Dinter, para que falassem de toda essa trajetória em relação à produção da tese, as aulas, até pra dar um exemplo para os alunos de como é esse caminho. Tentamos a aproximação com a comissão da câmara municipal e da assembleia em relação à comissão de turismo, justamente pra gente ver como vamos desenvolver o turismo depois da pandemia.

Ascom/UEA – Foi lançado, também hoje, um edital direcionado à pesquisa. Qual a importância dele?

Profª. Cláudia – Aproveitando o Dia do Turismólogo, promovemos o lançamento do edital para os prêmios de pesquisa em turismo, que é muito importante para motivar os alunos a pesquisar, produzir, pensar e usar as novas tecnologias para facilitar a vida do turista.

Ascom/UEA – Como foi a participação dos professores do curso?

Profª. Cláudia – É um trabalho que inclui todo o corpo docente do curso. E cada professor ficou responsável por uma atividade para não ficar pesado pra todo mundo. Na minha opinião, está sendo um sucesso. É o primeiro evento da Semana do Turismo realizado de forma presencial, desde 2019.

Ascom/UEA – Como foi a atuação do curso durante a pandemia?

Profª. Cláudia – Tivemos que nos reinventar. Utilizávamos algumas tecnologias, mas não tinha toda essa prática – tanto os professores, quanto os alunos. A gente tentou, ao máximo, dar aulas modulares para facilitar o aprendizado e a interação. Muitas das vezes tínhamos aulas de desabafo porque os alunos estavam com problemas em casa, nessa angústia de não saber como seria o amanhã, que acabou assolando a gente durante toda a pandemia. Alunos e professores tiveram que aprender a se virar nos 30. Muitos alunos trancaram as matérias justamente por sentirem-se pesados. Alguns, a gente conseguia resgatar. E foi uma ajuda mútua, nem só nós, nem só eles. Graças a Deus estamos caminhando para o final do primeiro semestre de 2022 e iniciaremos o segundo no dia 24/11.

Ascom/UEA – Quais as suas expectativas para o futuro da área do turismo?

Profª. Cláudia – Eu sou formada há 24 anos. E a gente, que trabalha com turismo, sabe o valor que a atividade tem, como ela pode mudar a qualidade de vida das pessoas de um lugar. Às vezes, a gente se indaga: poxa, é uma opção econômica viável maravilhosa, uma oportunidade para você abraçar a sua cultura. E o governo não vê isso, às vezes a gente não vê isso sendo posto em prática. Entretanto, vejo o futuro com muita esperança. Defendo meu doutorado sobre gastronomia regional no próximo mês. Nossa gastronomia não é tão conhecida quanto deveria ser, nacional e internacionalmente. A gente brinca que o povo de fora só conhece até o Pará. É preciso revelar a nossa gastronomia, que é muito gostosa. É diferente de qualquer outro lugar porque tem as nossas características, com a influência de todos que escolheram esse lugar para viver. É com essa esperança que destaco a nossa semana e também todo o empenho dos alunos do projeto de extensão Eventur, que eu coordeno desde 2014.

É possível consultar a programação completa do evento no link abaixo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital