Qualidade de imagem, relevância com a pesquisa científica e originalidade com o título escolhido. Esses foram os critérios avaliados pelo comitê da Sociedade Brasileira de Microscopias e Microánalise (SBMM), durante o Concurso de Imagens de Microscopia deste ano, onde o Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio/UEA) conquistou o terceiro e quinto lugar.
O terceiro lugar é referente à imagem intitulada “Cyberpunk infection – Porção detalhada da cabeça e cerdas de Aedes aegypti”, por Jander Matos Guimarães, e o quinto lugar refere-se à micrografia “Pólen de Ixora coccinia”, por Aldenora dos Santos Vasconcelos. Ambas imagens irão integrar a versão diagramada do calendário da SBMM e terão uso difundido em divulgações de eventos e treinamentos.
Sobre a submissão das imagens do CMABio/UEA Jander Matos conta que os idealizadores do CMABio, professores Wanderley de Souza e Kildare Miranda, sempre os incentivaram a estar inseridos na SBMM e atentos a eventos e oportunidades como uma ferramenta para a consolidação e avanço do Centro.
“O edital do concurso chegou até nós via newsletter da SBMM. Fizemos o tratamento e coloração das imagens e submetemos. O professor Diego Regalado, coordenador do CMABio, também sempre nos incentiva a não perder as oportunidades”, explica Jander Matos.
Aldenora Vasconcelos afirmou que as 6 imagens submetidas ao concurso são de materiais do cotidiano, como estruturas de cactos, poléns, mosquitos, dentre outros, de forma a divulgar o potencial do CMABio na obtenção de micrografias de alta qualidade de diferentes tipos de amostras e correlacioná-los com a pesquisa científica.
“Ganhar um concurso desse nível demonstra a valorização do trabalho que é desenvolvido. Esse reconhecimento é de extrema importância para saber que o que estamos fazendo nessa área se equipara aos trabalhos desenvolvidos em grandes centros de microscopia das regiões Sudeste e Sul, mesmo o CMABio-UEA, ainda sendo um centro novo e um dos únicos da região Norte”, ressalta Aldenora Vasconcelos.
Sobre o concurso – O concurso tem como objetivo instigar a produção de imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia por estudantes de graduação e pós-graduação, graduados e pós-graduados, docentes, técnicos, pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil. Com isso, difundir a ciência sob uma perspectiva artística. Estas imagens poderão ser divulgadas em todas as redes (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter) e no website da Sociedade e, também, na I Mostra Ciência e Arte no 29º Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (CSBMM).
Texto: Renata Brito/Ascom UEA