Sarau Ambiental: Evento organizado por alunos de História do Nesipix/UEA é na sexta, 23/09

Às 19h, no Núcleo de Ensino Superior de Ipixuna, acadêmicos irão expor sobre temática do lixo no município

Músicas, entrevistas, jogos e rodas de conversa. Essas são algumas das atividades que serão desenvolvidas por alunos do Núcleo de Ensino Superior de Ipixuna da Universidade do Estado do Amazonas (Nesipix/UEA) durante o Sarau Ambiental, na sexta-feira (23/09), às 19h. O evento é organizado pelo curso de História Mediada por Tecnologia, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e sociais, além de trazer inquietações ao meio

acadêmico sobre a problemática do lixo no município em que residem.

Os alunos, por meio da disciplina de História e Meio Ambiente, estão desde o dia 09/09 realizando coleta de imagens, entrevistas e levantamentos sobre a qualidade de vida nas áreas residenciais do município. As abordagens feitas pelos discentes servem para conhecimento sobre a realidade do meio em que vivem e de que forma podem contribuir para a melhoria do local.

No evento, que ocorre no Nesipix/UEA, os alunos irão apresentar conclusões acerca dos levantamentos feitos em Ipixuna. A professora Luziane Lobato conta que a ideia surgiu no início do período da disciplina de História e Meio Ambiente.

“A turma percebeu o quanto o assunto da questão do lixo se aproximava da realidade local. A ideia surgiu como uma forma de discutir o tema de maneira menos formal e levar isso para a comunidade em geral de forma dinâmica”, destaca a professora Luziane Lobato.

Além disso, os alunos irão elaborar um mural com os resultados obtidos das entrevistas realizadas com moradores da comunidade Porto Alegre, do outro lado do rio, durante uma aula de campo.

Para a professora Luziane Lobato, o projeto despertou nos alunos a importância da educação ambiental e como trazer melhorias sobre a questão do lixo no município. “Sobre a comunidade, tivemos a chance de ouvi-la e receber sugestões que serão levadas ao poder público como forma de amenizar essa problemática”, ressaltou.

Os convidados para o Sarau serão os alunos de outros núcleos, a comunidade em geral e as autoridades do local. Os acadêmicos farão interação com os presentes no evento, por meio de jogos voltados ao tema ambiental.

Texto por: Renata Brito/ Ascom UEA