Cesp/UEA sedia 1º Workshop de Química nos dias 18 e 19 de outubro

Evento conta com cinco palestras sobre biotecnologia, além de homenagem à professora pioneira em pesquisas sobre química

O Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) sediará, nos dias 18/10 e 19/10, o evento “1º Workshop de Química: Química e produtos naturais com aplicações biotecnológicas”. O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Rainiomar Raimundo Fonseca, líder do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnológicos (LaProNBi) do Cesp, e contará, além de cinco palestras sobre a temática, com homenagem à Prof.ª Dra. Valéria Teixeira, pioneira em pesquisas sobre a química de produtos naturais de origem marinha no Brasil.

Sobre o projeto – Fonseca explica que o intuito do evento é divulgar as pesquisas feitas para determinar a utilidade de determinadas substâncias químicas presentes em plantas da região, foco de atuação do LaProNBi. “Após realizar o isolamento das substâncias presentes nestas plantas, realiza-se uma aplicação biotecnológica. Ou seja, explicar, de forma científica, no que pode ser aplicada determinada substância. Ela pode servir para o desenvolvimento de antivirais, cosméticos, defensivos químicos, etc.”, afirmou.

Programação – O evento ocorre de 14h às 20h30, na terça (18/10), e das 19h às 21h, na quarta (19/10), contando com palestras direcionadas, sobretudo, à aplicação medicinal dos elementos presentes nos vegetais, ministradas por pesquisadores com vasta experiência na área. “Entre os destaques posso citar a palestra da Dra. Elena Cobos, que já passou por universidades da Espanha e que, atualmente, está realizando pós-doutorado na UFRJ”.

Fonseca afirma que o evento é direcionado a acadêmicos dos cursos de Biologia e Química. Mas ele pode ser prestigiado por graduandos de outras áreas, como Farmácia e Enfermagem. O evento conta, também, com certificado de horas.

É possível conferir abaixo, na íntegra, o cronograma completo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital