Pró-reitoria de Administração da UEA promove capacitação em adiantamento para servidores

Servidores da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram, nesta sexta-feira (28/10), do curso de “Capacitação em Adiantamento”, promovido pela Pró-reitoria de Administração (Proadm). A iniciativa teve como objetivo aprimorar a gestão do orçamento público no âmbito da universidade, oferecendo aos participantes instruções acerca da aplicação e prestação de contas de recursos.

Segundo a ministrante do curso, a servidora Angélica Andrade Gomes, o adiantamento é uma modalidade orçamentária que permite suprir necessidades de aquisições emergenciais, agilizando pequenas compras e despesas das pró-reitorias e unidades.

“A capacitação é uma necessidade detectada pela universidade devido ao surgimento de dúvidas na aplicação e prestação de contas. É um processo que envolve toda a UEA, por isso é muito importante que os recursos sejam aplicados corretamente”, disse Angélica.

O pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Nilson José de Oliveira Júnior, destaca a importância da capacitação dizendo que utilização desse recurso requer certo grau de entendimento para que não haja problemas posteriores para o servidor, como o bloqueio do CPF para realização de outras prestações e adiantamentos. “Por isso, o curso de capacitação se faz muito necessário, evitando, assim, que haja percalços durante esse processo”, comentou.

Durante o curso, servidores de diferentes setores da reitoria puderam trocar conhecimento e experiências sobre a legislação vigente. A capacitação será ofertada, futuramente, para funcionários das unidades da UEA na capital e no interior.