Egresso do Cesla/UEA publica livro sobre as relações entre Literatura e Ecocrítica

Livro está disponível no site da Amazon e, em breve, a versão impressa também será publicada

O aluno egresso Ronilson de Sousa Lopes, do curso de Tecnologia em Gestão Pública, do triênio 2012-2014, do Centro de Estudos Superiores de Lábrea da Universidade do Estado do Amazonas (Cesla/UEA), publicou livro com o objetivo de refletir sobre o meio ambiente intitulado “Onça para sempre onça”. A obra foi inspirada em autores que leu para a realização do mestrado acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e contou com o apoio de sua orientadora, a Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia.

O livro foi publicado na Amazon pelo Coletivo Editorial Literabooks pelo link: https://www.amazon.com.br/dp/B0BJ12DQDY/ref=mp_s_a_1_3?qid=1665606919&refinements=p_27%3ARonilson+Lopes&s=books&sr=1-3. Em breve a versão impressa também será publicada.

No prefácio, de sua autoria, a professora afirma que a menção da narrativa a duas obras: Um velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, e Meia Pata, de Ricardo Dantas, assinala os influxos que perpassam o texto. “Encontramos, nele, a reunião amazônica de humanos e outros-que-humanos-animais, árvores, tempestades e seres sobrenaturais. E, assim como as obras de Sepúlveda e Dantas, o leitor encontra o reconhecimento da inteligência e do protagonismo animal que, infelizmente, não retira de cena a violência das personagens humanas nas três narrativas, em que predomina a morte do não humano pelo humano, flagrante interface com a realidade em nossa sociedade”.

Texto: Renata Brito/Ascom UEA