Observatório de Turismo da UEA e Suframa realizam curso MIP

Curso foi realizado com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a Matriz Insumo-Produto

O Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA) realizou, nos dias 09, 10 e 11/11, o curso “Mensuração de Impactos do Turismo por meio da Matriz Insumo-Produto” (MIP). A abertura de solenidade do curso foi ministrada pelo economista Prof. MSc. Sérgio Felipe Melo da Silva, técnico da Coordenação-Geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

Na abertura, foram realizadas as palestras sobre “O Turismo no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia – PRDA”, ministrada pelo Economista Sérgio Felipe e sobre a atuação do Observatório de Turismo da UEA e suas ações dos anos de 2022 e perspectivas para o ano de 2023, ministrada pela Coordenadora do Observatur/UEA, professora Turismóloga Márcia Raquel.

Estiveram presentes na cerimônia, o superintendente da Suframa, General Algacir Polsin, e a técnica da Coordenação de Estudos Econômicos e Empresariais Rosângela Alanís; o professor e Economista Sérgio Felipe, da Sudam; a professora Turismóloga Márcia Raquel e a professora Cláudia Martins, da UEA; o representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Casemiro Rodrigues; Aline Santana, Janete Souza e José Marques, da SEC; Emmanuelle Pampolha, Sibelle Silva, Hylker Medeiros, Francisco Alves e Raissa Tavares (Amazonastur); João Araújo (Manauscult) e Jaime Mendonça (Abav).

Sobre o curso MIP – O curso teve início, oficialmente, no dia 10/11. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a matriz insumo-produto e aprender como construí-la em planilha, além de realizarem exercícios nas áreas de alojamento e alimentação. Já no dia 11/11, houve o encerramento do curso e foi produzida uma sugestão de plano de trabalho para pesquisas dos anos de 2023/2024, com o uso da ferramenta MIP, que será aprovada pelas instituições que fazem parte da rede do Observatório de Turismo da UEA.

“O curso MIP, realizado, inicialmente, no ano passado e agora, no segundo módulo, tem sido muito importante para disseminar o conhecimento sobre essa ferramenta da Economia, que é útil e necessária tanto para o planejamento de políticas públicas e ordenamento, voltadas para o turismo quanto para a tomada de decisão baseada em dados que possam rastrear o impacto econômico da atividade turística em outros setores do Amazonas e no restante do Brasil”, afirmou a coordenadora do Observatur/UEA.

A solenidade de abertura está disponível no canal YouTube da Suframa e pode ser conferida pelo link: https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/seminarios-apresentacoes

EditalEditalEdital