Dois cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram avaliados com a nota máxima, 5, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-AM). São eles: o de Licenciatura em Pedagogia do Campo, do Núcleo de Ensino Superior de Maués (Nesmau), e o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit).
A conquista configura-se como uma das principais políticas institucionais da UEA, que é garantir o acesso da população do interior do estado à educação superior. “Temos um olhar especial voltado aos municípios do interior do Amazonas. Por isso, recebemos com muita satisfação a avaliação do CEE”, ressaltou o reitor da instituição, o Prof. Dr. André Zogahib, frisando o empenho da gestão superior em fortalecer os cursos ofertados no interior.
Na avaliação do curso de Pedagogia do Campo, publicada por meio da resolução nº 182/2022, o CEE destacou como pontos fortes a matriz curricular distribuída em núcleo básico, de aprofundamento e específico; a atuação da coordenação do curso; e a qualificação do corpo docente, formado em sua maioria por professores doutores com produções e pesquisas acadêmicas em suas áreas de conhecimento.
Foi reconhecida, ainda, a compreensão dos discentes a respeito da importância da formação pensada com significado e sentido para a população das áreas rurais do Amazonas. Este é o primeiro curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo no estado do Amazonas.
A Resolução 159/2022, referente à avaliação do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Parfor em Itacoatiara, destaca a finalidade de capacitação dos docentes ao mencionar o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Segundo a avaliação, o curso dispõe de condições de excelência para o seu pleno funcionamento. O Conselho reconhece, ainda, como um dos principais objetivos do curso, a oferta de formação de qualidade que possibilita a produção do conhecimento no campo escolar.
Apoio pedagógico
Segundo o diretor da Escola Normal Superior (ENS), Prof. Dr. Otávio Rios, “a nota máxima (5) obtida pelos dois cursos da ENS é um marco na história da UEA e resulta de um amplo trabalho coletivo realizado entre diversos setores administrativos e pedagógicos da Escola Normal Superior”.
O diretor destaca o trabalho de assessoramento aos cursos de graduação feito pela coordenação de qualidade do ensino. “Nossa gestão na ENS tem a boa ambição de sermos, em breve, a primeira unidade acadêmica com nota máxima em todos os cursos de graduação. Há um alinhamento muito produtivo entre a unidade e e a gestão superior e esperamos atingir este objetivo”, disse.
Segundo o Coordenador de Qualidade da Escola Normal Superior (ENS), Prof. Dr. Márcio Santos, o corpo docente da unidade acadêmica conta com um alto número de professores doutores, fator que contribui para as avaliações positivas dos cursos.
“A Coordenação de Qualidade do Ensino é constituída de dois aspectos: de estrutura operacional, que busca oferecer condições físicas para que os cursos possam funcionar de forma plena, e de acompanhamento pedagógico, que é essencial para a qualificação dos professores. Acompanhamos de perto os núcleos docentes estruturantes dos cursos. O trabalho coordenado entre estes dois aspectos é o que está dando certo”, pontuou.
Processo avaliativo
O Conselho possui atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento no desempenho das funções e atribuições do poder público estadual no âmbito da educação. A Câmara de Educação Superior do CEE-AM é responsável pelos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação no Estado.
Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Dr. Raimundo Barradas, o Conselho possui papel fundamental na formulação e avaliação da política estadual de educação ao assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação amazonense.
“Representa excelência e qualidade. Ficamos muito felizes com o resultado alcançado. A nota máxima é o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso e para que a universidade possa avaliar, constantemente, suas ações e condições para educar pessoas e formar novos profissionais”, disse Barradas.
Iniciado em 2018 em Maués, o curso de Pedagogia do Campo tem favorecido importantes reflexões acerca da construção de um currículo contextualizado, contribuindo para a formação de professores. “Temos como ponto central de mobilização e construção curricular, uma proposta de formação de professores capaz de possibilitar a análise da problemática educacional vivida nos diversos contextos onde se encontram os sujeitos em formação. Receber o reconhecimento fortalece nossos esforços, estudos e pesquisas e permite dar continuidade a esta proposta na instituição”, ressalta a coordenadora do curso, a Prof.ª Dra. Maria Edeluza de Moura.
O curso de Pedagogia do Campo é resultado de pesquisas no Grupo de Estudos e Pesquisas em formação de professores para a educação em ciências na Amazônia (Gepec/UEA) na construção de uma proposta alicerçada numa perspectiva teórico-prática, permeada pelo processo dialógico.
A coordenadora do curso de Letras avaliado, a Prof.ª Dra. Renata Rolon, afirma que o fato de o quadro de docentes contar com mais de 70% de doutores contribuiu para a nota positiva, e que isso repercute, positivamente, na formação dos alunos.
“Os avaliadores verificam os currículos dos docentes e, no nosso caso, puderam comprovar o alto número de produção acadêmica destes. Ou seja, não é somente ter o título, mas ter produção. Receber a avaliação máxima comprova que o nosso trabalho, ao procurar a excelência do curso, está no caminho certo. Os esforços e organização pedagógica foram reconhecidos”, finalizou.