Clube de leitura de projeto de extensão da UEA participa da Flip 2022

O Clube de Leitura do projeto de extensão Práticas Leitoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, participou da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada entre os dias 23 e 27 de novembro. Durante a programação, o evento exibiu um vídeo gravado por integrantes do grupo com leituras de textos da escritora Maria Firmina dos Reis, homenageada nesta edição da feira.

Para compor a iniciativa, a Flip realizou um mapeamento de coletivos e clubes de leitura em todo o país, de onde surgiu o convite para participação da Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas. O grupo de 15 leitores participantes é composto por professoras da UEA em unidades do interior e da capital, acadêmicos bolsistas e voluntários do projeto de extensão. O vídeo conta com fragmentos do romance Úrsula e foi produzido pela equipe da VAT/Centro de Mídias da UEA.

A participação conta, ainda, com apoio de parceiros que atuam em rede nas seguintes bibliotecas e municípios: Biblioteca Comunitária Maria Dolores, em Itacoatiara; Biblioteca Munguba e Biblioteca Paulo Freire, em Presidente Figueiredo; e Biblioteca Indígena Karapãna, Sala de Leitura do Casarão de Idéias e Biblioteca José Aldemir de Oliveira, em Manaus.

Para Gabriela Andrade, acadêmica do curso de Letras da Escola Normal Superior (ENS), e bolsista da biblioteca José Aldemir de Oliveira, produzir o vídeo foi muito importante, especialmente por tratar-se de homenagem à primeira mulher negra a escrever um romance.

“Conhecer um pouco sobre ela foi maravilhoso, principalmente no mês de novembro, que simboliza essa luta que já acontece há tanto tempo. E também poder participar de um evento literário tão grandioso é de extrema importância pra mim, pois sou uma verdadeira amante da literatura”, completou.

Segundo a professora Fátima Souza, docente do Ciclo Básico das Engenharias da Escola Superior de Tecnologia (EST) e uma das coordenadoras do projeto, promover um curso de extensão voltado à comunidade acadêmica e externa é uma oportunidade para ampliar os saberes, interagir em grupo e atuar em rede.

“À medida que a gente estuda a mediação de leitura e coloca a formação de clubes de leitura em prática, cuidamos do fortalecimento do grupo ao mesmo tempo em que interagimos com outras instituições de pesquisa e profissionais da área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas”, disse.

A professora finaliza ressaltando a importância da participação do Amazonas em eventos artísticos e culturais de alcance nacional, como a Flip. “A oportunidade de promover um vídeo como este é uma forma de convidar cada vez mais pessoas a compartilhar a leitura e levá-la a todas as regiões do país, em prol de uma sociedade mais leitora, mais crítica, atenta e participativa em ações educacionais, sociais, artísticas e culturais”, finalizou.

Para conferir a participação do coletivo, acesse os links disponíveis abaixo.

Parceria entre Flip e coletivos de leitura apresenta a obra de Maria Firmina dos Reis

EditalEdital