Projeto de extensão do curso de Biologia visita escola da rede pública de ensino

''Ensino de microbiologia através de práticas educativas'' promoveu a produção de iogurte caseiro para alunos da escola Ana Mota Braga

O projeto de extensão ”Ensino de microbiologia através de práticas educativas”, do curso de Biologia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), realizou, na quarta-feira (30/11), visita à Escola Municipal Ana Braga Mota. A ação foi supervisionada pela gestora Jamiles Monteiro, com a participação do bolsista Danilo Lacerda. A visita, que fez parte da mostra científica ”Um Natal Científico”, realizou um experimento envolvendo a produção de iogurte caseiro.

No projeto, foram conscientizados, por meio de aulas sobre microrganismos, toda sua importância para a saúde e alimentação das pessoas, com atividades como saborização dos iogurtes de açaí e cupuaçu. A receita do projeto foi descoberta em artigos de literatura e pode ser feita com leite integral de caixa, ingredientes facilmente encontrados no mercado. Sendo assim, alunos de baixa renda podem reproduzi-la em casa.

A professora Hileia Cabral falou sobre a importância do projeto, destacando que essa forma de conhecimento aproxima mais os conteúdos ministrados com a realidade e o cotidiano do aluno. ”Além disso, esse tipo de projeto também contribui para despertar o espírito empreendedor de nossos jovens, levando possibilidades de renda e futuros negócios.”

A produção do ensino de Microbiologia teve como objetivo realizar atividades práticas para os alunos, visto os microrganismos não serem visíveis a olho nu e inseri-los dentro de sua realidade, com produtos de baixo custo. A iniciativa visa incentivar a capacidade empreendedora de cada um, aliada à conscientização sobre os microrganismos e sua importância para a vida humana.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

EditalEditalEdital