Cesp/UEA promove XVIII Semana de Geografia

Edição deste ano discutiu sobre metodologias e práticas da pesquisa e do ensino da Geografia das cidades amazônicas

“Pesquisa e prática no ensino em espaço urbano” foi o tema da XVIII Semana de Geografia realizada, de 01 a 03/12, pelo colegiado do curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA).

O evento teve como objetivo discutir as metodologias e práticas da pesquisa e do ensino da Geografia das cidades amazônicas, propiciando a discussão metodológica e a socialização das produções acadêmicas com a sociedade em geral. Estiveram presentes os pesquisadores Ricardo José Batista Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Marcos Castro de Lima (Ufam), ambos doutores; e a doutoranda Susane Patrícia Melo de Lima (UEA).

Segundo o coordenador do evento, Prof. Dr. João Azevedo, a Semana de Geografia é um evento dos mais antigos na instituição e encontra-se em sua XVIII edição. “Todos os anos chamamos para discussão acadêmica temas relevantes e de impacto para a geografia e a sociedade local”, destacou.

Programação do evento – Nesta edição foram discutidas as seguintes temáticas como “A Política e os recortes Territoriais”, com o prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira (Ufam), na conferência de abertura; os minicursos: Geo-fotografia: leituras geográficas por meio da iconografia fotográfica (Msc. Susane Patrícia Melo de Lima – UEA); Teoria e método da Geografia em crônica – Dr. Ricardo José Batista Nogueira (Ufam); e A Rede Urbana na Amazônia das Cidades Anfíbias (Dr. Marcos Castro de Lima – Ufam).

Além disso, foi realizado o minicurso extra: A Geografia e a Lei das Águas (Prof. Edelson Gonçalves Marques Dias); Educação Patrimonial (Prof. Francisco E. Girão Dias); Introdução ao Geoprocessamento e ao uso do QGis. (Prof. João Danúzio Azevedo Filho).

O evento contou com uma mesa redonda cujo tema foi “O urbano como objeto de pesquisa e ensino da Geografia – a cidade de Parintins face ao processo de metropolização do espaço” (Susane Patrícia Melo de Lima – UEA). A conferência de encerramento foi sobre “A Amazônia Urbana dos Tempos Cíclico/Ecológico e Cíclico/Cronológico” (Dr. Marcos Castro de Lima).