Simpósio Internacional inicia com debates e palestras sobre Imunologia e Hematologia

7º Simpósio Internacional em Imunologia e Hematologia (7th ISIH) segue até sexta-feira (02/12), no Auditório Eulálio Chaves

Mais de 200 estudantes e profissionais estão reunidos para debater e apresentar estudos sobre as defesas do organismo e os componentes do sangue, durante o 7º Simpósio Internacional em Imunologia e Hematologia (7th ISIH). O evento iniciou na quarta-feira (30/11) com a apresentação de trabalhos científicos e a palestra do pesquisador do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Dr. Afshin Beheshti. O 7th ISIH segue nesta quinta-feira (01/12), das 9h às 18h, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O bioinformático e investigador principal da KBR no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Dr. Afshin Beheshti, afirmou que estar na Amazônia tem sido uma experiência incrível. Responsável pela conferência “Do Covid-19 ao espaço: desregulação mitocondrial comum impulsionada por microRNAs circulantes que levam à supressão imunológica”, e explicou como é importante conhecer biomarcadores responsáveis pela doença.

Para o coordenador do evento, Dr. Allyson Guimarães, a proposta é fortalecer os grupos de pesquisa que atuam nessas duas áreas e, também, realizar um evento dessa magnitude na região amazônica. “O evento começou regional, foi criado no Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica Aplicada e hoje está na sua sétima edição, de forma internacional.”

A virologista Jordana Reis, responsável pela palestra “Novas abordagens terapêuticas para HTLV-1: abordando um retrovírus endêmico antigo na Amazônia”, destaca que o vírus não tem terapia e vacina disponível para a população. E, o pior, ainda causa uma doença grave: a leucemia. “A gente precisa se alertar um pouco mais para o HTLV-1 que já é endêmico na região. A vacina é uma das apostas para ajudar a reduzir os casos e estamos trabalhando nela. Os dados são de 20 milhões de pessoas infectadas no mundo e o Brasil representa 2 milhões. O Brasil é o país com maior número de pessoas infectadas com o HTLV-1. Na região amazônica, temos taxas de 1%, que achamos que possam ser subnotificadas, pois as pessoas só descobrem ao doar sangue”, explicou.

Para Fábio Magalhães, doutorando em Ciências da Saúde pela Fiocruz-Minas, apresentou os resultados do mestrado em Imunologia básica e aplicada. “Fico muito feliz que o Amazonas possa oferecer eventos como esse que trazem pesquisadores renomados, inclusive internacionais. É um congresso muito rico em conhecimento onde temos oportunidade de pós-graduandos de vários programas de Imunologia, Hematologia e Medicina Tropical de apresentar um pouco das pesquisas que realizamos na nossa capital e nas cidades do Amazonas”, destacou.

Apresentação de trabalhos – Mais de 40 trabalhos nas áreas de hematologia e imunologia foram inscritos no evento e 32 foram aceitos pela Comissão organizadora do Simpósio. Nesta quinta-feira (01/12), serão apresentados os trabalhos aprovados em Hematologia. E, no dia 02/12, os melhores trabalhos nas áreas de Imunologia e Hematologia serão reconhecidos e premiados.

A solenidade de abertura contou com a participação da diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação, Adriana Malheiro Alle Marie; da diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho; da coordenadora de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna Albuquerque; do coordenador do programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) da Ufam e coordenador do evento; da coordenadora do programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Hematologia (PPGH) da UEA e vice-coordenadora do evento, Andréa Monteiro Tarragô; e do vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, José Fernando Marques Barcellos.

Sobre o evento – Ele é promovido por meio do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), da Ufam, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH), da UEA, em parceria com a FHemoam.

Apoio Financeiro – O evento é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 002/2022.