“Proex/UEA em Interiorização” promove ações sociais em Tabatinga

Serviços de atenção social e à saude foram oferecidos no Centro de Estudos Superiores da UEA no município de Tabatinga

Com a oferta de serviços de atenção social e de saúde voltados à comunidade local, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (Proex/UEA) promoveu, na manhã deste sábado (17/12), a 2ª edição do “Proex em Interiorização”, em Tabatinga. As atividades aconteceram no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) e na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar.

Entre as ações oferecidas à população estão: atendimento médico clínico-geral, fonoaudiólogo, veterinário, de saúde bucal, fisioterapêutico, psicossocial; e serviços de embelezamento, emissão de cartão SUS, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); além de feira de artesanato.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, parabenizou a todos pela realização do evento e destacou que os as atividades possuem um grande impacto positivo na sociedade.

“Uma felicidade pra gente da universidade saber que nossos centros e demais unidades são capazes de realizar ações que vão além da comunidade acadêmica. É necessário que tenhamos essa sensibilidade e solidariedade com o próximo, pois acredito que este é o nosso papel”, ponderou.

Representando o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, o coordenador de extensão da Proex, Prof. Dr. Wagner Ferreira, destacou que o evento faz com que as ações ultrapassem os muros da universidade e interajam diretamente com a comunidade.

“Por meio da iniciativa, a UEA cumpre seu papel de responsabilidade social, com uma formação que reconhece a importância de seus alunos e professores. Agradeço à equipe da Proex e aos parceiros que permitiram que este evento se tornasse uma realidade”, disse.

Na quinta-feira (16/12), aconteceu a Mostra de Extensão e Cultural, com apresentação de trabalhos e entrega de certificados. Esta é a segunda vez que o Centro de Tabatinga recebe o projeto “Proex em Interiorização”. Em 2019, o evento realizou um total de 2.018 serviços diversos para um público de, aproximadamente, 5 mil pessoas.

Ao cumprimentar a gestão superior da UEA, o diretor do Cestb, Prof. Me. Jorge Barbosa de Oliveira, reafirmou a necessidade de se reforçar ações sociais para a comunidade.

“Coloco o Cestb sempre à disposição da comunidade tabatinguense. Esse é o nosso compromisso, de abrir as portas da academia e ofertar serviços como esses, que são importantíssimos para a população.”

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tabatinga, do Hospital de Guarnição de Tabatinga, além da Fametro, Sebrae, Cosama e Cartório Único Extrajudicial de Tabatinga.

Texto e Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

EditalEditalEditalEdital