UEA realiza coleta de sangue como trote social

Atividade ocorreu na sexta-feira (23/12), na ESA, e atraiu a comunidade acadêmica disposta a colaborar doando sangue

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), realizou coletas de sangue em trote social. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/12), no estacionamento da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

O trote ocorreu em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que levou ao local sua unidade móvel conhecida como “Vampirão”. Os alunos envolvidos no ato também vêm trabalhando na arrecadação de alimentos e livros para serem doados.

A coordenadora do trote social, a gerente de Extensão Flávia Souza, falou sobre a importância da coleta de sangue para a comunidade acadêmica da UEA. “Todos sabem que é alta a demanda por sangue no Hemoam, especialmente no final de ano. A instituição precisa dessa ajuda e nós, da UEA, estamos disponibilizando esse apoio para eles”, ressaltou Flávia.

Num primeiro momento, os doadores parecem meio nervosos, receosos de sentirem dor ou terem alguma complicação em decorrência da doação de sangue. Luiz Fernando de Araújo, aluno do curso de Direito, falou que a experiência foi muito gratificante e que as pessoas que decidem doar sangue não precisam se preocupar. “Foi a primeira vez que doei sangue e não doeu nada. Foi rápido e, ao final, ainda ganhei um lanche” disse Luiz, ressaltando que essa atitude dá a chance de outras, que precisam de sangue, continuarem a viver.

Saiba mais – O Hemoam tem um projeto batizado de “Acadêmicos do vampirão”. O objetivo dele é promover o relacionamento entre a comunidade acadêmica e a Fundação Hemoam. Os discentes podem colher amostras, fazer hematócrito, entre outros exames. “Tem sido uma parceria de grande sucesso para a nossa comunidade”, ressaltou Flávia.

Foto e Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA