Pesquisadores do LSE/HUB/UEA publicam artigo científico em revista internacional

Artigo na área de saúde ocupacional foi publicado no International Journal of Evironmental Research and Public Health (IJERPH). No Brasil, o IJERPH é classificado como periódico A1, de acordo com o índice Qualis Periódic

O pesquisador do Laboratório de Sistemas Embarcados do HUB – Tecnologia e Inovação, Ruan Teixeira, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), publicou um artigo científico, na área de saúde ocupacional, no International Journal of Evironmental Research and Public Health (IJERPH). Participaram também do projeto de pesquisa, o orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Prof. Dr. Walter Prado; Prof. Me. Josiel Ribeiro e a equipe do LSE-HUB, que auxiliou na coleta dos resultados e na redação.

Ruan Teixeira, identificou ao longo dos trabalhos realizados a partir da demanda de uma indústria de fitas adesivas para embalagens, a possibilidade de escrever seu trabalho de conclusão de curso, abordando o mesmo tema. O projeto de pesquisa e desenvolvimento implementado, contemplou a criação de um aparato automatizado, capaz de reduzir drasticamente os esforços realizados pelos operadores, além de contribuir para a diminuição considerável dos riscos relacionados com a má postura e eventual falta de ergonomia no processo produtivo. O Prof. Me. Josiel Ribeiro, que é também é fisioterapeuta, auxiliou na metodologia da avaliação ergonômica empregada no trabalho.

Fator de Impacto – No Brasil, desde 1988, os periódicos científicos são classificados de acordo com um conjunto de procedimentos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O “Qualis Periódicos”; que avalia e classifica os periódicos em categorias, que vão de “A1” a “C”. O IJERPH atualmente desponta neste ranking como sendo de categoria A1. O maior índice conferido para um periódico científico, segundo a avaliação.

O artigo aborda o contexto produtivo na indústria e trata especificamente da análise de riscos ao bem-estar e produtividade de funcionários, demonstrando, através de métodos, práticas e implementação de dispositivos eletromecânicos automatizados, uma melhoria notável nas condições de trabalho e redução de efeitos nocivos de longo prazo. “O trabalho promove um diálogo entre a engenharia e a multidisciplinaridade da ciência. Além de colaborar para que projetos de desenvolvimento aplicado possam ser aceitos como pesquisa, sobretudo, devido ao impacto social que eles promovem”, complementa Ruan.

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UEA, prof. Dr. Israel Gondres Torné, a publicação de artigos representa um componente fundamental no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e inovação. “Além do impacto benéfico proveniente das publicações em periódicos de abrangência internacional, a atuação dos alunos, como desenvolvedores na elaboração desses artigos, abre perspectivas para a continuidade e progressão da vida acadêmica, seja através de cursos de especialização ou mestrados acadêmicos”, ressaltou.

Sobre o LSE/HUB – O LSE-HUB, sediado na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, desenvolve atividades de pesquisa aplicada que promovem o avanço tecnológico e oferecem soluções que sanam dores do mercado nas mais diversas áreas do conhecimento, além de programas específicos de capacitação técnica, cumprindo com sua responsabilidade institucional perante o contexto acadêmico. Em pouco mais de 7 anos de existência, o laboratório conta com mais de 120 publicações em periódicos científicos. Ainda, o laboratório conta com a atuação direta de professores mestres e doutores, que coordenam e direcionam os alunos, que por sua vez, adquirem vivência profissional em um ambiente simbiótico entre sala de aula e mercado.

Saiba mais em: https://www.instagram.com/lsehub/

O artigo encontra-se em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/22/15193.