A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fez estudo sobre os principais desafios e empecilhos para a prevenção de acidentes com embarcações de passageiros na região Amazônica.
Isso foi possível por meio de pesquisa de Tecnologia Navais e Sustentáveis (TNS), desenvolvida pelos professores Jassiel Fontes e Harlysson Maia, além dos discentes Paulo Almeida e Ricardo Almeida, da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).
O grupo publicou um artigo científico na revista Sustainability, no último dia 25/12, intitulado “Marine Accidents in the Brazilian Amazon: The Problems and Challenges in the Intiatives for Their Prevention Focused on Passenger Ships”.
Jassiel Fontes, líder da pesquisa, falou que esse foi o primeiro passo para abordar a problemática de acidentes com embarcações em nível internacional, apresentando diversas formas de prevenção. “Assim, espera-se conhecer os principais desafios regionais, com o objetivo de atrair a atenção da comunidade científica internacional para atender diversos problemas relacionados”, disse o professor Jassiel Fontes.
Saiba mais – A pesquisa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O artigo apresenta os resultados da primeira fase do projeto “Acidentes com embarcações na região Amazônica: Identificação de causas e alternativas de prevenção”, correspondente ao Edital Nº 010/2021 – CT&I Áreas Prioritárias.
É possível conferir o artigo, na íntegra, pelo link abaixo.
Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA