Proex e Prograd definem ações de Extensão como componente curricular obrigatório da UEA

Em nota técnica, pró-reitores reafirmaram o compromisso da Universidade com o meio social

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) divulgaram, nesta quarta (04/01), nota técnica conjunta definindo as diretrizes que promovem as ações de Extensão Universitária como componente obrigatório da grade curricular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O documento reafirma o compromisso da Universidade com o meio social, além da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A medida começa a valer a partir do segundo semestre letivo de 2023.

De acordo com a nota, os principais elementos motivadores por trás da decisão são: a promoção da integração entre Universidade e Sociedade; a estimulação da criatividade, a interdisciplinaridade e interprofessionalidade, além do impacto tanto na formação do estudante, quanto na transformação social; e o incentivo ao empreendedorismo acadêmico.

O documento, assinado pelos professores Darlisom Ferreira (Proex) e Raimundo Barradas (Prograd), prevê a inserção da disciplina teórica Introdução à Extensão Universitária, 30 horas, bem como Componentes Curriculares de Extensão Interdisciplinar e Componentes Curriculares de Extensão Livre. Com isso, as atividades de extensão devem constituir, no mínimo, o equivalente a 10% da carga horária total do curso.

É possível conferir, na íntegra, a nota técnica e o anexo com exemplos de como ficarão as grades curriculares com a inserção da extensão, através do link abaixo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital