Cursos de Dança e Educação Física da UEA promovem Projeto Alongazen

Programa consiste em atividades voltadas ao alongamento, mobilidade articular e meditação mindfulness

O alongamento e a meditação são duas das formas mais eficazes de combater o estresse e a tensão acumulados durante o dia a dia. Além de prevenir lesões e aliviar corpo e mente, as atividades aumentam a disposição e a energia de seus praticantes. Com base nesses benefícios, os cursos de Dança, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e de Educação Física, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão organizando o projeto Alongazen, com foco no alongamento, mobilidade articular e meditação mindfulness.

A coordenadora do projeto, Prof.ª Ma. Cintia Melo, dos cursos de Dança e Educação Física, afirma que a ideia da criação do projeto surgiu durante o período pandêmico, com as experiências do home office. “Sofri com dores musculares pelo fato de passar horas a fio sentada, realizando planejamento ou ministrando aulas. Imaginei que, assim como eu, muitos colegas estariam passando pelos mesmos problemas. Por conta disso, propus o projeto como uma forma de incentivo ao autocuidado entre a comunidade UEA”, pontuou.

Sobre a meditação, Melo afirma que sentiu considerável mudança em seu estado emocional por meio da prática. “Mindfulness é um conceito que prega a ciência de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos, no intuito de criar um estado de paz e tranquilidade. É, também, observar-se sem crítica, tendo compaixão de si mesmo. Portanto, a meditação é guiada por áudios que auxiliam o praticante a não perder o foco do presente”, explicou Melo.

O projeto conta, ainda, com a subcoordenação das professoras Sheila Moura e Andressa Contreira, ambas do curso de Educação Física.

A previsão é de que as aulas comecem nos dias 16/01, para a turma 1, e 17/01, para a turma 2, pela parte da manhã, com horário a ser definido.

Aos interessados, seguem as informações sobre como realizar a inscrição, quando e onde acontecerão as aulas:

Inscrições: 09/01 a 13/01. Contato – alongazenuea@gmail.com. Assunto – “Inscrição Alongazen”.

Quando: segunda e quarta (turma 1), a partir do dia 16/01, ou terça e quinta (turma 2), a partir do dia 17/01.

Quem pode participar: toda a comunidade UEA.

Local: Hall de entrada do prédio da ESA, na avenida Carvalho Leal, nº 1.777, Cachoeirinha.

Vestimentas: de preferência, usar roupas confortáveis e leves.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.