UEA divulga resultados do Vestibular 2022, acesso 2023, e SIS

Candidatos ficaram sabendo da aprovação na manhã desta quinta-feira (05/01), na sede da Reitoria

A divulgação dos resultados do Vestibular 2022, acesso 2023, e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi marcada por muita emoção e choro de alegria. Candidatos e familiares ficaram sabendo da aprovação ou não na manhã de hoje (05/01), na sede da Reitoria.

Logo cedo, os primeiros candidatos e pais começaram a chegar, ansiosos por ver seus nomes e de seus filhos na lista. Cada um com sua história, destacando sempre a luta, esforço e dedicação para a conquista da vaga. Eles foram recepcionados pelo Coral Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), que deixou mais emocionante o momento da divulgação dos aprovados.

Pontualmente às 10h, conforme anunciado, o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, ao lado do diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), o Prof. Dr. Jonas Oliveira, descerrou os panos que cobriam as faixas com os nomes dos candidatos. Não demorou para se ouvir os primeiros gritos de felicidade e muitos abraços.

A dona de casa Kethlen Bentes, 43, mãe de Ana Vitória Bentes, foi a primeira a chegar à Reitoria acompanhada do marido, o funcionário público Antônio Bentes, 48. Ela chorou muito ao ver que a filha havia passado para o curso de Direito, no SIS. A jovem também prestou Vestibular para Medicina, mas não conseguiu a vaga. “Estou feliz demais pelo sucesso da minha filha. Ela está em casa, nervosa, impossibilitada de estar aqui”, disse, aos prantos.

O reitor André Zogahib não escondia a felicidade por ver a alegria de pais e dos atuais calouros da UEA. “É uma satisfação e representatividade enormes, porque todo o trabalho da universidade começa com os novos alunos. Então, são novos alunos, novas esperanças e novas expectativas de mudanças que a UEA oferece à toda capital e interior”, disse.

Para o reitor, ver a alegria nos rostos dessas pessoas é perceber como a universidade é importante para a promoção de políticas públicas no Estado do Amazonas. “Tenham a certeza de que vocês todos são muito bem-vindos a esta instituição. Nossa gestão está trabalhando muito para que encontrem ensino de qualidade que lhes garantirá o tão sonhado sucesso profissional”, frisou André Zogahib.

Como forma de apresentar algumas das atividades realizadas na UEA aos futuros calouros, as equipes dos projetos da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Academia Stem/Ludus, Samsung Ocean e Leviatã, estiveram presentes com stands montados na recepção da Reitoria. A estudante Ana do Nascimento, do curso de Dança, realizou uma apresentação do solo “Raízes”.

Agora, os candidatos aprovados terão que efetuar a matrícula para garantir sua vaga na UEA. Eles deverão comparecer às unidades acadêmicas de seus cursos, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. Sendo que cada curso tem uma data específica para a matrícula. Nesse período, devem ser entregues os documentos especificados no edital. Para mais informações, acesse o site www.uea.edu.br. As aulas iniciarão dia 8 de maio, tanto em Manaus quanto nos municípios amazonenses.

Provas

O Vestibular e SIS 2022 tiveram um total de 57.845 inscritos, sendo 27.631 no primeiro e 30.214 no segundo, somando candidatos da capital e interior do Amazonas. Foram ofertadas 3.735 vagas, incluindo 246 para alunos indígenas e 749 para Pessoas com Deficiência (PcDs).

O Vestibular aconteceu dias 6 e 7 de novembro do ano passado. Já as provas do SIS foram aplicadas no dia 8 do mesmo mês. A UEA ofertou 90 cursos para o certame, sendo 50 para a capital e 40 voltados ao interior. Dentre as novidades, destaque para as turmas dos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo; Tecnologia em Produção de Alimentos; Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Produção Pesqueira; Tecnologia em Gestão Ambiental; e Tecnologia em Agrimensura.

A UEA ofertou, ainda, vagas para 10 municípios que não haviam sido contemplados em vestibulares passados: Apuí; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Carauari; Jutaí; Novo Airão; Novo Aripuanã; Rio Preto da Eva; Santo Antônio do Içá; e São Sebastião do Uatumã.

Texto: Carla Yael/Ascom UEA

Fotos: Arthur Castro/SECOM e Daniel Brito/UEA

EditalEditalEditalEditalEditalEditalEditalEdital