Capitães da PM/AM participam de Aula Magna da 3ª edição do CAO na UEA

Atividade é fruto de uma parceria da SSP-AM, UEA e PMAM

Em uma atividade integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi realizada, na manhã desta terça-feira (17/1), a Aula Magna da 3ª edição do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Mais de 90 capitães da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) estão inscritos na atividade que tem o objetivo de aperfeiçoar os Oficiais Intermediários, do Quadro de Oficiais Combatentes da PMAM, habilitando-os para o exercício das funções de Oficial Superior.

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general de Divisão Carlos Alberto Mansur, destacou a importância da atividade para os capitães. Mansur destacou que a capacitação faz parte do Programa Amazonas Mais Seguro, dentro do eixo de valorização do profissional.

“O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é muito importante para os capitães da Polícia Militar, pois os habilita a ascender ao posto de Oficial Superior dentro da Polícia Militar, e também, é um curso que capacita nossos capitães para assessoria de alto nível, de nível até estratégico. Desejo todo o sucesso aos capitães, alunos e alunas que, ora, iniciam o curso. Sucesso a todos”, destacou.

O evento aconteceu no Auditório da Escola de Direito da UEA, no Centro de Manaus. Além da UEA, o curso é realizado pela SSP-AM por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP).

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, o curso é focado em disciplinas tanto da área do Direito, quanto da área de Gestão e Administração, para que os alunos tenham exata noção do orçamento público, do desenvolvimento de políticas públicas, daquilo que é mais estudado nesses aspectos, de maneira que possam utilizar na prática da profissão.

“Esse curso foi pensado há alguns anos, a primeira turma foi em 2018, sob um aspecto de formação estratégica. A ideia principal e ideológica constitutiva do curso, a finalidade que é para o Estado em termos estratégicos por esta Universidade, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, por meio da IES, é fazer com que formemos policiais militares capazes de ocupar cargos estratégicos da Polícia Militar do Estado do Amazonas e do Sistema de Segurança. Quero agradecer imensamente a parceria com o Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública, com a Polícia Militar do nosso Estado, por 20 anos de parceria, formando cidadãos amazonenses que estão representando, na ponta, o Amazonas”, destacou o reitor.

Ainda participaram da solenidade a vice-reitora da UEA, Prof.ª. Dra. Kátia Couceiro; a Prof.ª. Dra. Joésia Pacheco, pró-reitora de Planejamento da UEA; o Prof. Dr. Valber Martins, pró-reitor de Interiorização da UEA; o Prof. Dr. Antônio de Lima Mesquita, diretor da Agência de Inovação da UEA; a Prof.ª. Dra Edileuza Lobato, diretora da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO); o Prof. Dr. Alcian Souza, diretor da Escola de Direito da UEA; o Prof. Dr. Carlos Renato, coordenador de pós-graduação Lato Sensu da UEA.

Parceria – A integração e parceria das instituições visa oferecer ao quadro de oficiais intermediários da PMAM o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Aplicada à Segurança. A formação é voltada para atender às exigências de uma realidade social complexa, fundamentada em pressupostos éticos e de respeito aos direitos humanos. O curso acontece na modalidade presencial, com carga horária de 525 horas.

CAO – Entre os objetivos do CAO está inserido o desenvolvimento de habilidades para o desempenho da gestão e das funções gerenciais e técnico-operacionais de nível tático, além do fortalecimento de atitudes para cumprir a missão institucional para a atuação do profissional policial militar.

O CAO também tem o objetivo de ampliar conhecimentos por meio da reflexão, discussão acadêmica e da pesquisa sobre temas contemporâneos da Segurança Pública e doutrina policial militar, no contexto amazonense, regional e nacional, para o exercício de cargos e funções estratégicas.

Pretende, ainda, desenvolver e exercitar habilidades para o desempenho da gestão e das funções gerenciais e técnico-operacionais de nível tático da PMAM, além de fortalecer atitudes para cumprir a missão institucional de acordo com os requisitos e preceitos legais e éticos para a atuação profissional policial militar no Estado Democrático de Direito.

Texto: Ascom UEA e SSP/AM

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

EditalEditalEditalEdital