Esat/UEA realiza I Encontro de Gestores e Produtores Culturais do Amazonas

As atividades iniciam no dia 18/01 e seguem até 02/02. Confira a programação

A turma de Pós-graduação de Gestão e Produção Cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza, nos dias 18, 19, 25, 26/01, 01º e 02/02, o “I Encontro de Gestores e Produtores Culturais do Amazonas: desafios e perspectivas”. Serão realizadas quatro oficinas na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14 de Janeiro. O evento é gratuito.

O objetivo é aproximar os profissionais de diversos segmentos da cultura e da economia criativa, incluindo gestores, produtores, agentes culturais, artistas e artesãos que irão dialogar sobre as políticas públicas do setor cultural. Além disso, discutir demandas e dificuldades, para que também seja reconhecido pela sociedade como um setor produtivo e potente economicamente.

Programação do evento – A primeira oficina “Construindo seu portfólio” será ministrada pelo gestor cultural Fidel Graça no dia 18/01; A segunda oficina “Organização de eventos de rua” ocorre nos dias 18 e 19/01; Já a terceira “Marketing para redes sociais” será ministrada pela Mestre em comunicação Soraya Nurieh, nos dias 25 e 26/01, assim como a oficina “Escrita de projetos culturais”, que será ministrada pelo gestor de projetos Pedro Cacheado.

A programação principal acontecerá no Palácio Rio Negro, av. Sete de Setembro, 1546, Centro. Dentre as atividades, estão previstas palestras e discussões que abordarão os temas relevantes da cultura, dentre estes os: Desafios e Perspectivas na Gestão e na Produção Cultural no Amazonas; Desafios da Economia da Cultura e Criativa no Amazonas; Desafios e conquistas profissionais: como ser um produtor cultural e captador de recursos de sucesso?; Desafios da acessibilidade nas atividades e espaços culturais: inclusão e respeito às garantias individuais.

Também acontece o painel “Como aproveitar oportunidades para projetos culturais pelas Leis de Incentivo (Federal, Estadual, Municipal)” e a roda de conversa “Inclusão na Produção Cultural Negra, LGBTQIAP+, Indígena e Cabocla”.

Além disso, terá participação de artesãos e empreendedores que irão compor a feira criativa e a mini-praça gastronômica que acontecerá na área externa do Palácio Rio Negro. Haverá um espaço para performances cênicas e musicais de artistas locais que se apresentarão durante o evento.