IV Fórum Virtual d’As Pensadoras continua com inscrições abertas

Edição acontecerá nos dias 27/02 e 28/02 e debaterá sobre importantes figuras femininas do Brasil e da América Latina, contando com participação de docente da UEA

As inscrições para o “IV Fórum Virtual d’As Pensadoras: As Pensadoras do Brasil e da América Latina”, continuam abertas até os dias 30/01, para propostas de debate, e 25/02, para participação como ouvinte. O evento ocorre nos dias 27/02 e 28/02 e conta com a participação da Prof.ª Dra. Rita de Cássia Machado, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) e coordenadora do As Pensadoras. A transmissão acontecerá via YouTube, pelo canal @AsPensadoras.

Entre as pautas abordadas durante a programação, destaca-se a discussão da vida e obras de Nísia Floresta e Elza Freire, duas importantes pensadoras femininas brasileiras. A professora Rita de Cássia ressaltou que, apesar das grandes contribuições em seus respectivos campos, ambas ainda estão longe de receber o reconhecimento por elas merecido.

“A intenção do fórum é justamente esta: viabilizar mulheres que contribuíram com o desenvolvimento do pensamento humano. Democratizar o conhecimento é também uma questão de justiça epistêmica com as mulheres. As cientistas cada vez mais têm reivindicado seu lugar com muita ênfase na ideia de que somos iguais e que queremos equidade de gênero”, pontuou a professora Rita de Cássia.

“Meu grande sonho é não ser mais chamada de radical por defender com afinco os direitos fundamentais das mulheres, por exigir que nos enxerguem como gente, e sim porque promovo o debate profundo e qualificado sobre a questão. As universidades têm de estar mais sensíveis a temas postos em debate por mulheres, como o assédio, maternidade, equidade nas ciências, gestão paritária, entre outras questões”, concluiu a professora.

As Pensadoras – O As Pensadoras é uma instituição de formação feminista que estuda, intelectualmente, a contribuição teórico-metodológica do pensamento de mulheres numa perspectiva de gênero, raça e classe. O principal propósito é contribuir na socialização do conhecimento na área e dar visibilidade às intelectuais associadas à ela, englobando clube de leituras, fórum, debates, publicações e etc.

Para mais informações, como a programação completa e outros eventos, acesse o perfil do As Pensadoras, no Instagram (@AsPensadoras).

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.