Curso de Computação do Cesit/UEA publica artigo sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem

Artigo foi publicado na revista RECIMA21, link disponível ao final da matéria

A acadêmica Dâmaris Alcinda Campos Pereira, do 6º período do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA), com os professores João da Mata Libório Filho e Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, publicaram o artigo intitulado “O uso da plataforma Moodle para o E-Learning na Universidade do Estado do Amazonas – UEA: Possibilidades e Desafios”. O trabalho foi publicado na revista Recima21.

A acadêmica Dâmaris Campos afirma que oferta do curso AVA aos professores foi fundamental para que eles pudessem dar continuidade às aulas por meio de uma plataforma de ensino e-learning durante a pandemia. “Fico lisonjeada por este trabalho ter sido aceito para publicação em um periódico, no qual dá credibilidade à nossa pesquisa, podendo ser visto por toda a comunidade acadêmica e o público em geral”, ressaltou a aluna.

Para o professor João da Mata, o curso foi importante naquele momento em que os professores da UEA buscavam alternativas para as aulas presenciais e segue sendo nos dias de hoje. “Vimos uma adesão muito grande ao AVA UEA e, juntos, docentes de diversas áreas puderam, de forma colaborativa, construir suas salas de aulas virtuais e trocar experiências de como estruturá-las. O uso de ambientes virtuais veio para ficar. Hoje, dificilmente algum professor não utiliza esse sistema, mesmo tendo suas aulas presenciais”, pontuou.

O professor Luiz Sergio que, atualmente, é o coordenador local do Programa de Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-InovaLab) destaca que o e-learning na UEA, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, está cada dia mais consolidado e foi de suma importância para que a instituição continuasse com as atividades acadêmicas durante o período da pandemia da Covid-19. “E publicações de artigos como esse enriquecem a carreira profissional de alunos e professores. É ótimo para a instituição obter crescimento em rankings sobre universidades, alcançando maior visibilidade que é essencial para a comunidade científica, visto que possibilita o aumento da rede de conhecimento oriundo do desdobramento tecnológico e inovação. Por fim, ganha a sociedade por intermédio do retorno do investimento atendendo a aplicação do conhecimento”, salientou.

Sobre a Recima21- A revista Recima21 é uma publicação científica multidisciplinar, com publicação em fluxo contínuo mensal (a partir de maio de 2021), cujo objetivo é o desenvolvimento social, político e econômico da sociedade por meio do conhecimento científico e tecnológico das publicações ocorridas nas diferentes áreas.

O artigo está disponível no link: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2674/

Página do Periódico Recima21: https://recima21.com.br/index.php/recima21

EditalEdital