Curso de Educação Física da UEA realiza campanha Janeiro Branco, em Tapauá

Em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial de Tapauá, foram promovidas diversas atividades físicas e exames

O curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do polo de Tapauá, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial do município, realizou, nos dias 20 a 27/01, a campanha do Janeiro Branco. As atividades promovidas na praça Daniel Albuquerque e na pista do aeroporto de Tapauá foram: zumba, tênis de mesa, dominó, avaliação do risco coronariano, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e relação cintura e quadril (RCQ).

De acordo com o Prof. Msc. Leandro Elvas Pinheiro, o intuito da realização dos exames físicos com os acadêmicos foi com de alertar a população sobre os riscos de estar com alto nível no resultado. “Pois quanto maior o nível RCQ, mais chances de desenvolver problemas cardíacos, além de AVC, derrame e obstruções de artérias”, pontuou.

Leandro Pinheiro explica sobre a importância de realizar a avalição do IMC, pois a obesidade, acompanhada de um estilo de vida pouco saudável, possibilita o surgimento de diversas outras doenças crônicas, como quadros de hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto. “Além de problemas respiratórios, dificuldade para dormir, sensibilidade nas articulações e dor nas costas, entre muitos outros distúrbios”, complementou.

Após a intervenção com 12 mulheres e 10 homens, com média de idade 37 anos, totalizando 22 intervenções, verificou-se que 16 indivíduos (73%) estavam com o nível RCQ alto e IMC acima do peso. Seis participantes (27%) estavam com o IMC e RCQ dentro da normalidade.

Edital