Aluna da UEA defende mestrado sobre Sistema de Drenagem no Centro de Manaus

Pesquisa tem o objetivo de analisar as cheias do Rio Negro ocorridas nos últimos vinte anos

A aluna Jéssica Cabral, da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), fez a defesa de seu Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), com o título “Alternativas para o Sistema de Drenagem Em Zona de Inundação Localizada no Centro da Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas”. Com o objetivo de analisar as cheias do Rio Negro ocorridas nos últimos vinte anos e a interferência destas em áreas de risco de inundação recorrente, Jéssica teve como orientadora a Prof.ª Dra. Joecila Santos da Silva.

O estudo observou que toda a parte baixa do centro histórico apresenta riscos de inundações, não apenas pela intervenção das chuvas, mas principalmente, pelo não atendimento da rede de drenagem existente (que ainda é realizada pela Galeria dos Ingleses, datada do século XIX) e pela ausência de declividade suficiente para fins de escoamento contínuo da rede de drenagem, visto que a área do centro histórico teve parte de seus igarapés aterrada para fins de urbanização.

Na cidade de Manaus, registrou-se um aumento das ocorrências de alagamentos e inundações na região do centro, ocasionadas pela redução do tempo de recorrência de cheias do Rio Negro. A defesa do mestrado teve como linha de pesquisa propor soluções alternativas para o sistema de drenagem, conforme premissas do Manual do Ministério do Desenvolvimento Regional.

É possível conferir a versão preliminar do manuscrito da defesa do mestrado, na íntegra, acessando o PDF abaixo.

EditalEdital