Mtur, Unesco e UEA divulgam questionário sobre turismo acessível

Ação é fruto de parceria entre Ministério do Turismo (Mtur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e conta com a coordenação de uma professora da Universidade do Estado do Amazonas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está divulgando um questionário voltado à acessibilidade em pontos turísticos, direcionado tanto às Pessoas com Deficiência (PcDs) quanto às pessoas sem deficiência. A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Turismo (Mtur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e conta com a coordenação da Prof.ª Dra. Marklea Ferst, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

De acordo com a professora, a acessibilidade em atrações turísticas no Brasil é inócua. “Há poucas boas práticas em todo país. As dificuldades enfrentadas variam de acordo com deficiência. Quando não há rampas, elevadores ou piso regular, as pessoas com dificuldades de locomoção são impedidas de usufruir totalmente das atrações”, pontuou.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da ação. “A pesquisa almeja traçar o perfil dos turistas PcDs. São informações essenciais, que irão nos ajudar a entender as necessidades e dificuldades deste público em atividades turísticas, e que faz parte do nosso Plano de 100 Dias”, afirmou.

Para responder ao questionário, basta acessar o link disponível abaixo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital