Material arqueológico encontrado em escavações com a participação da UEA ganha exposição

A exibição ocorrerá até o dia 20/02, na Casa do Saber/Maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn)

Artefatos encontrados em escavações no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) estão sendo exibidos na exposição “Memórias das Paisagens Ancestrais”. O trabalho arqueológico contou com a participação de alunos indígenas do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi coordenado pelo Programa Arqueológico Intercultural do Noroeste Amazônico (Parinã).

A exposição é promovida pelo Museu da Amazônia (Musa), entre os dias 15 e 20 de fevereiro, na Casa do Saber/Maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), na avenida Álvaro Maia, 79, Centro, São Gabriel da Cachoeira. O trabalho de escavação foi acompanhado pela diretora do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (Cessg), professora Solange do Nascimento.

Segundo a organização da mostra, por meio do estudo de antigos objetos, fotografias e documento produzidos por pessoas que viveram e estiveram no rio Negro em diversos períodos, é possível conhecer aspectos da vida cotidiana de centenas ou milhares de anos atrás.

Resultados preliminares das análises feitas no material apontam para a presença de povos indígenas no Alto Rio Negro há pelo menos 2 mil anos. Após o fim dos estudos, será possível traçar um histórico dos povos que habitaram a região, que hoje abriga a cidade mais indígena do Brasil.

Saiba mais – O financiamento do projeto é da British Academy, com a participação dos pesquisadores Helena Pinto Lima, Márcio Meira e Lúcia Hussak Van Velthem, do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg); Filippo Stampanoni, Meliam Gaspar e Iberê Martins, do Museu da Amazônia (Musa); Manuel Arroyo-Kalin, da University College London (UCL); de Geraldo Andrello, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e de Aloísio Cabalzar, Aline Scolfaro, Diego Rosa, e Renata Alves, do Insitituto Socioambiental.