Cesit/UEA realiza curso de extensão “Sementes e Viveiros Florestais”

Atividade, coordenada pelo curso de Engenharia Florestal, foi direcionada aos alunos do 3º Ano do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam)

O Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA) realizou, entre os dias 18/02 e 25/02, a última semana do curso de extensão “Sementes e Viveiros Florestais”, organizada pelo curso de Engenharia Florestal. Coordenadas pelo Prof. Dr. Victor Hardt, as aulas tiveram como público-alvo os alunos do 3º ano do curso técnico em Agropecuária do Ifam, consistindo em atividades teórico-práticas relacionadas à produção de sementes e mudas florestais para plantios de produção e restauração.

Bolsista de extensão da UEA e palestrante do curso, Inarque Vargas destacou a importância das atividades desenvolvidas e dos conhecimentos adquiridos. “Foi, de fato, muito produtivo, uma vez que proporcionou a possibilidade de aperfeiçoar o que os alunos do Ifam aprendem em sala de aula, bem como reforçar o que nós, da UEA, assimilamos na universidade”, afirmou.

Coordenador do curso, o professor Hardt afirmou que a ocasião funcionou como uma via de mão dupla, uma vez que foi capaz, tanto de aperfeiçoar as habilidades de transferência de conhecimento dos alunos da UEA, quanto capacitar os alunos do Ifam.

Ômini Souza, aluno do curso Técnico em Agropecuária do Ifam, classificou a extensão como interessante e essencial. Segundo ele, o curso o fez perceber o quanto é importante criar mudas de espécies florestais, principalmente diante do cenário atual, de grande desmatamento. “Aprendi muitas coisas que posso utilizar no futuro, ao longo da minha carreira profissional. Creio que seja importante que outras turmas aprendam sobre viveiros e seus objetivos.”

“Sementes e Viveiros Florestais” faz parte do projeto “Produção de Mudas de Espécies Florestais de Importância Socioeconômica na Amazônia”, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital Biodiversa.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.