Hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) não poderia deixar de destacar a importância feminina em todos os contextos da sociedade. A instituição realizou encontro intitulado “A voz da mulher”, no auditório da Reitoria, com palestras sobre temas atuais.
Sob o comando da reitora em exercício, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, servidoras da instituição prestigiaram as falas das mulheres convidadas. Todas têm trabalho relevante junto ao público feminino no Amazonas e, principalmente, na capital do estado. O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, prestigiou o evento.
Na cerimônia de abertura de “A voz da mulher”, a professora Kátia Couceiro ressaltou o papel de cada convidada que compôs a mesa de honra. Ela também falou da importância que a gestão superior dá às mulheres que fazem parte da UEA, sejam alunas, professoras ou técnico-administrativas.
“Desejo que este Dia Internacional da Mulher não seja apenas um evento social de celebração, mas um marco de idealismo e de força conjunta de nós, mulheres. Porque apenas dessa forma conseguiremos alcançar o topo. E todas nós, mulheres de luta, merecemos esse prêmio, essa realização”, destacou a reitora em exercício.
As convidadas foram a diretora da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Prof.ª Dra. Edileuza Lobato; a deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC); a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Simone Baçal; e a promotora de Justiça Cley Martins.
Empreendedoras
Em sua fala, a professora Edileuza Lobato expôs o crescimento da mulher no mercado de trabalho ao longo dos anos. E frisou a importância da universidade para que isso continue a acontecer. “A UEA vem proporcionando caminhamos para a mulher amazônida que busca a autonomia. Ela serve de inspiração na hora de empreender de diferentes formas. Porque lugar de mulher é onde ela quiser estar”, concluiu.
Já a deputada Alessandra Campêlo fez questão de frisar que uma de suas lutas é criar mecanismos para incentivar a candidatura de mulheres a cargos políticos. Segundo ela, hoje temos somente 5 representantes femininas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Somos minoria: apenas 20% do parlamento. E não vejo o ingresso de mulheres na política como sendo concorrência. A tendência é ficarmos muito mais fortes para podermos lutar por pautas femininas”, explicou a deputada.
Terminadas as palestras do evento “A voz da mulher”, as convidadas e as mulheres que formam a atual gestão superior receberam medalha da universidade como forma de homenagem. Na sequência, foi servido coquetel a todas.
Texto: Carla Yael
Foto: Daniel Brito