UEA realiza aula inaugural da especialização em Desenvolvimento de Software

O objetivo do curso é, de forma geral, capacitar profissionais que já atuam no mercado de tecnologia e inovação

Contribuir para a consolidação de um modelo de desenvolvimento do Amazonas e da Amazônia Brasileira, assim como na formação de recursos humanos compatíveis com as expectativas, demandas e capacidades locais e regionais. Esse é um dos objetivos do curso de especialização em Desenvolvimento de Software para Alto Desempenho da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A aula inaugural do curso ocorreu nesta quinta-feira (16/03), no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.

A especialização é realizada pela UEA, por meio do HUB (Centro De Pesquisa, Tecnologia, Inovação), em parceria com a empresa Flextronics da Amazônia e o Instituto de Tecnologia (FIT). O curso foi criado sob a necessidade de suprir a demanda por profissionais para atuar na área de inovação do Polo Industrial de Manaus (PIM), especialmente no perfil de desenvolvedores de software.

Para a pró-reitora de Planejamento, Prof.ª Dra. Joésia Pacheco, que esteve representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, é de extrema importância o investimento em tecnologia na universidade. “É muito interessante ressaltar o esforço da gestão da UEA no fortalecimento do ecossistema de inovação dentro da nossa universidade. Queria externar que esse processo do sistema de inovação surpreende com a capacidade que a equipe docente da EST dispõe para criar novos projetos para atender demandas latentes do mercado”, ressaltou.

Segundo o coordenador do curso, o Prof. Dr. Fábio Cardoso, o objetivo do curso é, de forma geral, capacitar profissionais que já atuam no mercado de tecnologia e inovação para aprimorar o desempenho e a produção nessa área.

“A área de software abrange diferentes tecnologias. Temos a expectativa de que, a partir das aulas, sejam criadas novas ideias de projetos e protótipos, além de artigos científicos, que são muito importantes para que os alunos possam se integrar ao mundo científico. Que os 47 estudantes matriculados possam, por meio da pós-graduação, dar grandes passos em suas carreiras profissionais”, disse.

Participaram da solenidade, ainda, a diretora da EST/UEA, Prof. Me. Ingrid Gadelha; o diretor da Agência de Inovação (Agin), Prof. Dr. Antônio Mesquita; a diretora de operações da Flextronics, Valéria Valente; o gerente executivo do FIT, André Tapajós; e o coordenador institucional de pós-graduação Lato Sensu, Prof. Dr. Carlos Renato.

Sobre o curso – o curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Software para Alto Desempenho tem como objetivo qualificar profissionais para os grandes desafios tecnológicos atuais nas áreas de Engenharia de Software com metodologias ágeis, ciência de dados e Internet das Coisas (IOT), por meio do desenvolvimento da capacidade de atuação na construção de soluções tecnológicas que atendam às demandas das grandes empresas do mercado eletroeletrônico.