UEA realiza ações solidárias para vítimas de deslizamento de terra no Jorge Teixeira

Ação de saúde ocorreu na quinta-feira (16/03) e, na sexta (17/03), foram doadas mais de 2 toneladas de alimentos, arrecadados no JuniUEA. A entrega foi na Escola Municipal Helena Augusta Walcott

Famílias residentes no bairro Jorge Teixeira, vítimas de deslizamento de terra ocorrido, na área, no último dia 12/03, receberam ações organizadas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na quinta-feira (16/03), por meio do Programa UEA Cidadã da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, acompanhados pela Prof.ª Dra. Márcia Costa, realizaram serviços diversos junto às famílias desabrigadas.

Na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada no bairro, o grupo ofereceu aferição de temperatura e pressão arterial; medição do índice de massa corporal e de glicose e glicemia; teste de Covid-19; aplicação de flúor e orientações sobre higiene bucal.

Segundo a professora Márcia Costa, neste momento é de extrema importância esse tipo de ação tanto para acadêmicos quanto para moradores que se encontram desabrigados. “Essa ação aproxima a universidade da sociedade e ajuda a formar profissionais solidários e capacitados para entender diversas demandas de pessoas sujeitas a desastres ambientais. Eles também aprendem conceitos de vigilância ambiental”, explicou.

Cléber Carvalho, aluno do curso de Medicina, disse estar disposto a atender à comunidade e que as práticas de saúde ofertadas pelos alunos eram essenciais a todos. “Nosso trabalho no Jorge Teixeira foi muito importante, pois disponibilizamos um bom atendimento a essas famílias. Algo que era difícil para elas, hoje conseguimos realizar com êxito”, pontuou.

Luiz Fernando, um dos moradores que sofreu com o deslizamento de terra, disse se sentir muito grato pelo atendimento dos alunos da UEA. “Infelizmente, passamos por esse triste ocorrido. Mas, graças a Deus, estamos alojados e recebendo ajuda do governo para conseguirmos uma nova moradia. Somos muito gratos pelo atendimento que recebemos”, disse, acompanhado da esposa e de um filho.

Uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) foi ao bairro na sexta-feira (17/03), doar alimentos arrecadados durante os Jogos Universitários da UEA (JuniUEA). Na ocasião, mais de 2 toneladas de alimentos foram entregues às famílias vítimas da tragédia.

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

EditalEditalEditalEditalEdital