Projeto Mais Acesso promove curso de atendimento à PcD na reitoria da UEA

Objetivo é capacitar os servidores para que possam atender, de forma correta, às pessoas com deficiência

O projeto de extensão Mais Acesso, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu, nesta segunda-feira (13/03), o curso de Capacitação para atendimento da Pessoa com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, voltado para servidores da instituição. O curso teve início às 13h e segue até às 16h no auditório da reitoria da UEA, na av. Djalma Batista, 3578, Flores.

De acordo com a Profª. Dra. Marklea da Cunha, que ministrou o curso, o objetivo é capacitar os servidores da UEA para que possam atender de forma adequada às pessoas com deficiência. “Quem fez o curso hoje vai saber como atender, qual a melhor abordagem usar, e a nomenclatura correta para que nós possamos designar uma pessoa com deficiência”, explicou.

O curso abordou sobre o conceito de capacitismo, como evitá-lo e uma análise sobre o que é a deficiência e os desafios enfrentados. Além disso, durante a manhã, os servidores participaram de uma atividade prática, onde realizaram simulações de pessoas com deficiência visual. Durante a tarde será realizada a simulação de pessoa com deficiência física.

A equipe de acessibilidade da UEA planeja realizar o curso de capacitação para os alunos. “Primeiramente, nós iremos fazer nas recepções de calouros, a nossa equipe já vai trabalhar para que a UEA possa ser cada vez mais inclusiva”, ressaltou a Profª. Dra. Marklea da Cunha.

Confira a transmissão do curso pelo Youtube: https://www.youtube.com/live/VnCB_bzXCAw?reload=9&si=EnSIkaIECMiOmarE

Texto e Foto: Renata Brito/Ascom UEA