Egressa de Pedagogia da UEA recebe prêmio da Câmara Brasileira de Cultura

Cerimônia de premiação ocorreu durante o III Encontro de Notáveis da Amazônia, em Rio Branco, no Acre

A professora Franciná Lira, pedagoga, escritora, poetisa e egressa do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), recebeu a “Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional em Literatura”. A cerimônia ocorreu durante o III Encontro de Notáveis da Amazônia, realizado pela Câmara Brasileira de Cultura, em Rio Branco, no Acre.

Sobre o evento e a premiação – A Câmara Brasileira de Cultura promove em todo território nacional, cerimônias de agraciamento com honrarias devidamente reconhecidas, com o objetivo de dar notoriedade e reconhecimento público ao trabalho realizado por pessoas e instituições.

A professora Franciná Lira conta que, na ocasião, recebeu o título de Dama Comendadora por seus trabalhos desenvolvidos nos últimos 12 anos no Grupo Formas em Poemas, de poetisas amazonenses. “Na hora de receber a Comenda, quando chamaram meu nome e leram a minha biografia, fiquei tremendo, pois ser poeta e escritor não é fácil! Todos os que se dedicam à literatura o fazem por amor, pois não é lucrativo. Então, o retorno de tudo o que fazemos é o reconhecimento dos amigos. Ser reconhecida por uma Instituição Nacional torna-se algo de extrema importância, pois mostra que estou no caminho certo”, concluiu.

Texto: Renata Brito/Ascom UEA