Do erudito às toadas de boi-bumbá, como a conhecida “Vermelho”. Esse foi o repertório do Tubones Coral, grupo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que iniciou a turnê de 10 anos na Paróquia de São Gabriel Arcanjo, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).
A apresentação ocorreu neste sábado (1º/4), logo após a Missa em Ação de Graças aos formandos da UEA dos cursos de Arqueologia, Tecnologia em Alimentos e Gestão Ambiental. A banda da 2ª Brigada do Exército teve participação especial na noite.
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, reforçou o compromisso da gestão superior, em nome do reitor, Prof. Dr. André Zogahib, em apoiar iniciativas como a do Tubones. “Desde o início da gestão, reforçamos que este seria o nosso compromisso, principalmente na formação de novos profissionais e apoiar as pesquisas, ensino e extensão e grupos, como o Tubones”.
O coordenador do Tubones Coral, professor Fabio Carmo, mostrou-se muito entusiasmado com a apresentação. “Para nós é uma honra estar com essa turnê porque o que estamos fazendo é pesquisa, ensino e extensão. Temos exemplos de alunos no grupo que começaram com 11 anos de idade. Ensino porque as músicas são adaptadas para os instrumentos. Além disso, aprendemos diariamente com todos. É uma troca. Então, agradeço toda a gestão superior pelo incentivo e oportunidade de realizar a turnê”.
O bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Taschetto Damian, que presidiu a Missa em Ação de Graças dos formandos da UEA, disse que é uma imensa alegria receber a apresentação em São Gabriel. “Acompanhamos tudo o que a UEA realiza na cidade. Estou muito feliz e agradecido pela presença da vice-reitora, além dos professores. Eu só ouvia falar do Tubones, mas fiquei encantado. Pois resgata, ainda, as canções regionais. Me senti navegando pelos rios. Foi uma noite inesquecível”, apontou.
Para Mauro Mota, professor e integrante do Tubones desde a formação, iniciar a turnê em São Gabriel da Cachoeira é algo maravilhoso. “É um sentimento de realização. O grupo contribui muito para a minha formação durante o curso de graduação. E ainda contribui nessa pós-formação porque a gente nunca para de estudar, estamos sempre pesquisando, descobrindo. Esse é o fantástico da academia”, disse, emocionado.
Liliane Pereira Otero, formanda em Gestão Ambiental da UEA, veio com a família para a Missa de Ação de Graças e ficou encantada com a apresentação do coral. “É muito bom poder vê-los tocando”, disse.
Formação e apresentações: Hoje, o grupo conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas. As programações agendadas do Tubones Coral acontecerão em; Tabatinga (20 e 21/05); Itacoatiara (10 e 11/06); Manaus (13/06); Presidente Figueiredo (17 e 18/06); Manacapuru (08 e 09/07); Parintins (15 e 16/07); e em Tefé (22 e 23/07).
Histórico do Tubones Coral – A primeira apresentação do grupo foi realizada em junho de 2013, na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, mostrando um repertório erudito. Com o aumento da demanda por parte da universidade, o grupo inseriu música popular e músicas de cunho regional, buscando a formação de público e também para suprir a demanda de atrações culturais nos eventos acadêmicos.
Texto: Jacqueline Nascimento/ Ascom UEA