Agin/UEA apresenta agência e estimula empreendedorismo em São Gabriel da Cachoeira

Apresentação ocorreu na segunda-feira (3/4) e teve como objetivo incentivar projetos de PD&I

Incentivar a produção de projetos, ideias e produtos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Esses foram os objetivos da apresentação da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA), na sede do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (CESSGC), na segunda-feira (3/4), para acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, em nome da gestão superior da UEA, destacou que a universidade recebe estímulos e incentivo do PIM. “Nada mais justo do que aproveitar essa troca e transformá-la em produtos em todos os sentidos da palavra. Hoje, temos, aqui, alunos de Ciências Contábeis. E é necessário abrir esse horizonte. Possuo dois projetos no portifólio da UEA e queremos incentivar a iniciativa da criação de projetos transversais”, destacou.

O diretor da Agin/UEA, Prof. Dr. Antônio Mesquita, afirmou que o objetivo principal é estimular o pensamento e as ideias dos alunos de São Gabriel da Cachoeira para participarem de uma chamada de projetos. “Estamos lançando um edital, em conjunto com uma universidade em Israel, para incentivar o empreendedorismo inovador dentro da nossa universidade e mudar o mindset. Eles só poderão mudar se os estimularmos a desenvolverem suas próprias ideias. O Ifam (Instituto Federal do Amazonas) de São Gabriel, por meio do grupo da professora Cleoni Silva, elaborou várias propostas de inovação tecnológica. A ideia é credenciar São Gabriel da Cachoeira no Capda (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia), junto à Suframa, para ter mais um centro ou núcleo credenciado da UEA nos municípios do estado do Amazonas.”

Participaram, ainda, da apresentação, a diretora do CESSGC, Prof.ª Dra. Solange do Nascimento, e a professora do Ifam, Cleoni Virgínio da Silva.