Acadêmicas de Licenciatura em Computação do Nesco/UEA publicam artigos na revista Recima21

Foram publicados 3 artigos referentes a atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Computação I

Acadêmicas do 6º período do curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino Superior de Coari da Universidade do Estado do Amazonas (Nesco/UEA) publicaram artigos no periódico Recima21. Os trabalhos foram feitos pelas alunas Amanda Rocha e Emanuele Nogueira, sob a orientação dos professores Luiz Sergio de Oliveira e Rogério Brito, para a disciplina de Estágio Supervisionado em Computação I.

Os artigos publicados são referentes a atividades realizadas em turmas do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, em escolas da rede pública de Coari. O objetivo é contribuir com Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Ao todo, foram publicados três trabalhos, sendo um deles intitulado “Informática na Educação: A gestão escolar e as fases de implementação de um projeto de tecnologia educacional”

O coordenador da disciplina Estágio Supervisionado em Computação I e II, professor Luiz Sérgio, explica que as publicações dos artigos, na revista Recima21, enriquecem a carreira profissional dos acadêmicos e professores. “É ótimo para a instituição obter crescimento em rankings sobre universidades e essencial para a comunidade científica, visto que possibilita o aumento da rede de conhecimento oriundo do desdobramento tecnológico e inovação”, destaca.

Para o professor e orientador Rogério Brito, os artigos científicos publicados são de extrema importância, pois muitas metodologias educacionais no campo da tecnologia são pouco atrativas para o público infanto-juvenil. “Essas publicações são resultado de observações, análises, estudos e intervenção pedagógica positiva para os alunos das escolas públicas do município. Não podemos deixar de engrandecer as instituições de ensino superior que agregam conhecimento científico para os acadêmicos. A publicação na Recima21 é um incentivo para os universitários contribuírem nos mais diversos segmentos sociais na educação brasileira”, ressalta.

Amanda Avelar afirma que a experiência adquirida no Estágio Supervisionado foi necessária tanto para formação acadêmica quanto para a profissional. “Hoje sinto-me mais preparada para atuar em uma sala de aula e lidar com os desafios existentes. Sobre a publicação dos artigos, estou muito feliz por ter publicado e ter a oportunidade de compartilhar com a comunidade. É uma realização importante e sou grata aos professores Luiz Sérgio e Rogério Brito por todas as orientações que foram de extrema importância para a conclusão deste trabalho”, complementou.

Emanuele Nogueira conta que as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado foram enriquecedoras para adquirir conhecimento prático. “Com o intuito de incentivar os futuros acadêmicos, decidimos publicar esse relato para deixarmos nosso legado para a universidade e leitores em geral, assim como mostrar uma proposta de projeto de tecnologia educacional, que auxilie as escolas que detém de um espaço para a implementação tecnológica, potencializando sua utilização no processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

Sobre a Recima21 – A revista Recima21 é um periódico científico multidisciplinar, com publicação em fluxo contínuo mensal, cujo objetivo é o desenvolvimento social, político e econômico da sociedade, por meio do conhecimento científico e tecnológico das publicações ocorridas nas mais diversas áreas.

Os artigos publicados estão disponíveis nos links abaixo:

Artigo: Estágio Supervisionado em Computação: um relato de experiências no Ensino Fundamental I: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2991/

Artigo: Estágio Supervisionado em Computação I: o uso de recursos computacionais como estratégia pedagógica no Ensino Fundamental: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2987/

Artigo: Informática na Educação: A gestão escolar e as fases de implementação de um projeto de tecnologia educacional: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3017/

Página do Periódico Recima21: https://recima21.com.br/index.php/recima21

EditalEditalEditalEditalEdital