Projeto de pesquisa da UEA recebe financiamento do Fundo Estadual de Meio Ambiente

O projeto foi aprovado na última sexta-feira (14/04)

O Projeto ‘Vegetação Ripária da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu (Manaus-AM): Fenologia, Fragmentação e Recursos Hídricos”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu aprovação, em plenária realizada na última sexta-feira (14/04), do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Cemaam), submetido ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

O programa, coordenado pelo Prof. Dr Flavio Wachholz, tem como pesquisadores a Prof.ª Dra. Maria da Glória Gonçalves de Melo, a Prof.ª Dra. Maria Astrid Liberato, a Prof.ª Dra. Iêda Batista e o Prof Dr. Carlossandro Albuquerque.

O projeto faz parte do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua), e receberá financiamento no valor de R$ 1.770.293,78.

“Essa aprovação representa um passo significativo para o avanço do conhecimento científico e a promoção da conservação ambiental na Bacia do Tarumã, contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos do Amazonas”, ressaltou Glória Melo.

As pesquisas, que serão desenvolvidas no âmbito do projeto, têm como objetivo fornecer informações importantes para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Tarumã-Açu, além de subsidiar futuros projetos de restauração das áreas de fragmentação da bacia.

Serão investigados o ciclo reprodutivo das espécies da vegetação ripária e a situação de conservação das Áreas de Preservação Permanente do Tarumã-Açu.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

EditalEdital