Convênios para formação de docentes são assinados entre UEA e Secretaria de Educação

A iniciativa ofertará vagas em programas de formação nas áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Matemática, Educação, Letras e Artes e Recursos Ambientais, além do Intercultural Indígena

Dois convênios que viabilizam a especialização de docentes da rede estadual de ensino dos 62 municípios do Amazonas foram firmados, na tarde desta terça-feira (11/10), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas. Entre as grandes ações desta parceria está a formação em Licenciatura Intercultural Indígena de professores de comunidades indígenas de três municípios amazonenses.

Essa será a primeira vez que a Secretaria de Educação e a UEA ofertarão um curso específico de formação intercultural para qualificar professores do 6º ao 9º ano e do ensino médio. Os convênios foram assinados pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, e pela secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, na sede da reitoria, com a presença de membros da Gestão Superior da UEA e de secretários e diretores da Secretaria de Educação.

A iniciativa entre UEA e a Secretaria de Educação disponibilizará, ainda, em programas de formação de professores, 105 vagas de mestrado em cinco áreas específicas do conhecimento: Ciências Humanas, Matemática, Educação, Letras e Artes e Recursos Ambientais.

Além disso, a ação visa dar continuidade ao curso”Saberes e práticas para docência dos anos iniciais do ensino fundamental” que, atualmente, já atende em torno de 3 mil professores do Amazonas. A especialização iniciou em agosto e foi ofertada pelo projeto Mestre Qualificado, que integra o programa Educa+Amazonas.

O reitor parabenizou a Secretaria de Educação pela oportunidade de capacitar os professores da rede estadual de ensino em parceria com a UEA, por meio da Escola Normal Superior (ENS), que tem contribuído com a oferta de cursos de graduações, sobretudo no cenário de pós-graduação.

“Temos cursos extremamente bem avaliados que servem de exemplo para outros programas da universidade. Precisamos transformar isso em resultado. Então, quero parabenizar a iniciativa da Secretaria de Educação e todo o corpo docente da UEA, em especial aos que participam dessa qualificação, para que possa repercutir na qualidade de ensino e em uma sociedade mais desenvolvida e justa para todos nós. E que venham mais parcerias”, salientou.

A secretária de Educação e Desporto, Kuka Chaves, destacou que a assinatura do acordo representa um momento importante para o avanço da educação no Estado. “Nossa missão é transformar a vida daqueles que mais necessitam, por meio de oportunidades. A Secretaria de Educação possui uma capilaridade imensa. Estamos presentes nos 62 municípios do Amazonas e precisamos ter um olhar muito carinhoso para aqueles que possuem dificuldades de logística e deslocamento. Esse é o nosso objetivo”, disse.

sem anexos