Nota de Posicionamento

A Comissão de Valorização Profissional do Conselho Regional de Economia do Estado do Amazonas (Corecon-AM) divulgou a Nota Técnica nº 1/2023 sobre a baixa quantidade de novos registros no Conselho

No final do mês de abril de 2023, a Comissão de Valorização Profissional do Conselho Regional de Economia do Estado do Amazonas (Corecon-AM) divulgou a Nota Técnica nº 1/2023 sobre a baixa quantidade de novos registros no Conselho, o elevado número de cancelamentos e inadimplência da anuidade, além das possíveis causas desse cenário.

É importante destacar que, na referida nota, o Corecon-AM tenta transferir a responsabilidade do cenário adverso da carreira de Economista para as instituições de ensino superior (universidades ou faculdades). Essa afirmação é equivocada e irresponsável, pois ignora o fato de que muitos economistas atuam em áreas que não exigem registro em Conselho, como consultoria, finanças e análise de dados.

A empregabilidade dos egressos dos cursos de Ciências Econômicas não pode ser medida apenas pelo número de registros no Corecon. Muitos egressos têm tido sucesso profissional sem terem interesse em se registrar, inclusive aqueles que decidem empreender em atividades que não são de consultoria, mas para as quais o curso lhes é útil.

Cabe ressaltar que colocar a culpa apenas nas universidades não é o caminho. O Corecon-AM deveria investigar a fundo os porquês dos cancelamentos de registros. Por exemplo, professores têm pedido o cancelamento do registro, dado a prerrogativa de serem docentes.

A graduação em Ciências Econômicas é plural com disciplinas teóricas, históricas e quantitativas. O economista, com sólida formação nesses campos do conhecimento, torna-se profissional com efetivas competências para contribuir com todas as dimensões econômico-financeiras relevantes das organizações privadas e públicas.

Estas são amplificadas quando complementam ou interagem com as áreas de Gestão, Contábeis, Engenharia da Produção e relacionadas ao Direito, entre outras. Essa pluralidade e diversidade da formação do profissional levam a uma demanda não percebida pelo mercado. O que é muito diferente de não haver demanda.

Além disso, ressalta-se que o curso de Ciências Econômicas está aberto a aprimoramentos e que estes são um processo continuado. A inclusão da Ciência de Dados não precisa ser um processo específico como o do Imperial College de Londres mas, sim, adaptado à legislação atual.

Além do mais, a conclusão a que chega o Corecon-AM tem como base um trabalho econométrico totalmente equivocado, fazendo uso de uma amostragem muito pequena, não condizente com o que preconiza a literatura, aplicando a técnica dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), o que demonstra a inobservância dos fundamentos teóricos e metodológicos importantes quando se trabalha com econometria, ou a deliberada intenção de forçar um resultado alarmante.

Acreditamos que a Economia é uma área fundamental para o desenvolvimento do país e que deve ser valorizada e incentivada. As universidades estão à disposição para trabalhar em prol da valorização da profissão e entende que todas as instituições interessadas devem atuar juntas prezando sempre pela cooperação mútua.

Manaus, 4 de maio de 2023

ASSINATURAS

Anderson Litaiff Feitosa da Costa (Ufam)

Andreia Brasil Santos (Ufam)