UAB e Nead/UEA promovem cursos de graduação e pós-graduação a distância

Ao todo são 516 ingressantes, distribuídos em seis municípios do estado

Na última sexta-feira (28/4) foi promovida aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculados ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade do Estado do Amazonas (Nead/ UEA). Ao todo são 516 ingressantes, distribuídos em seis municípios do estado.

Os dois cursos, um de licenciatura em Matemática, com 300 ingressos, e o outro de pós-graduação em Biologia, com 216 ingressos. Estão distribuídos nos polos localizados em municípios credenciados pela própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por credenciar polos em todo território nacional.

O curso de licenciatura em Matemática está disponível nos polos de Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro e Tefé. Já o curso de especialização em Biologia está sendo ofertado nos polos dos municípios de Carauari, Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués e Tefé.

Coordenado pela Prof.ª Dra. Maria P. Socorro Nóbrega Ribeiro, o programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação e também para a demanda social, como egressos do ensino médio.

Sobre a finalidade do programa, a coordenadora ressalta que foi criado para atender essas demandas, considerando as dificuldades territoriais, sobretudo na região norte. “Essa é a minha concepção, a nossa necessidade é bem maior. Somos hidrovias. Imagina a possibilidade e facilidade de alcance, de poder diminuir essa exclusão social e trabalhar com essa questão da equidade.”

Texto: Yandra Negreiros/ Ascom