Conheça alguns projetos de extensão que surgiram na graduação de dança da UEA

O objetivo é mostrar para a comunidade as pesquisas que são realizadas dentro da graduação

O curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) é um curso da área de Humanidades e Artes, que tem como objetivo capacitar discentes com conhecimento e domínio artístico cultural, com elementos que possibilitem o alcance de qualidade de vida, do exercício crítico e atuante da cidadania.

Nele também são desenvolvidos projetos de extensão universitária que têm, como primeiro foco, mostrar para a comunidade as pesquisas que são realizadas dentro da graduação. Conheça alguns desses projetos que possuem vertentes diferentes dentro da área da dança:

Pesquisas de Movimentos do Jazz na Contemporaneidade

O projeto surgiu em 2010, a partir da necessidade de preservar as características do jazz tradicional, trazendo em seu contexto o que é contemporâneo e amazônico. O objetivo principal é o estudo do movimento do jazz dance desde a década de 1920 aos dias atuais, envolvendo, nesse contexto, as demais vertentes do jazz como: lirical, modern, street e musical.

Além disso, o projeto também promove oportunidades de estágio e formação para alunos e egressos da UEA. Trabalha, principalmente, com performance e possui uma Companhia de Dança representativa que se chama Pajê Companhia de Dança, que participa de ações junto ao Projeto Polo Arte na Escola, apresentando espetáculos nas escolas e trazendo, também, alunos para assistirem espetáculos nos teatros de Manaus. Além de proporcionar, após os espetáculos, rodas de conversa e oficinas.

Instagram: @pajecia

Contato: (92) 99281-6675

Entrecorpus Companhia de Dança

A Entrecorpus é uma companhia de dança contemporânea que, desde 2017, atua como Projeto de Extensão e Produtividade Acadêmica que acolhe artistas, acadêmicos e comunidade da dança. Atuando com ações além do aprimoramento vocacional, técnico-artístico e/ou técnico científico, e opera na troca de experiências, capacidade humanizadora e no compromisso social.

Em termos de modalidade, a companhia trabalha com Dança Contemporânea, Dança Moderna e Dança Clássica, além de outras. Entre as apresentações da companhia podemos destacar: “Estreia de Corpos Virtuais e Marcas”; “Evento Setembro Amarelo”; “Evento Outubro Multi Rosa Esbam: a prevenção protege a vida”.

Instagram: @entre_corpus

Facebook: Entrecorpus Companhia de Dança

Contato: (92) 99114-5065

Dança, Psicologia e Autismo: uma tríade que dá certo

Iniciado em abril de 2022, o projeto ascende a parceria entre duas áreas: dança e psicologia. E trabalha com as possibilidades de intervenções em casos de crianças diagnosticadas ou com suspeitas de Transtornos do Espectro Autista (TEA).

O objetivo é aplicar oficinas de Dança ao público infantil, bem como oficinas de alongamentos e rodas de conversa aos responsáveis das mesmas, promovendo tanto a discussão desta arte enquanto vertente terapêutica, quanto às competências dos alunos da universidade por meio da experiência teórico-prática e possível progresso biopsicossocial dos atendidos.

Instagram: @psicodanca_

Contato: (92) 98132-2441

Projeto Rosas Dança de Salão

É um projeto de extensão universitária que iniciou as atividades em agosto de 2001. Dentre as possíveis contribuições para os cursos de dança, regularmente oferecidos pelo projeto, destaca-se a atividade de extensão voltada para suprir a necessidade de promover ações pautadas no universo da Dança de Salão.

O objetivo é levar os fundamentos da dança de salão aos universitários da UEA e à comunidade da Região Metropolitana de Manaus, compartilhando conhecimento em distintos estilos de dança a dois como bolero, bachata, salsa, zouk, samba de gafieira, soltinho brasileiro, valsa, tango argentino, dentre outros.

Facebook: Rosas Dança de Salão

Contato: (92) 98184-2100

Labocorpo – Residência Coreográfica

Residência Coreográfica é um projeto de extensão e pesquisa em dança performativa com abordagens aos conceitos de criação artística, performance, corpo observador. O projeto, atualmente, abriga subprojetos que acontecem no ambiente da universidade e fora dela e tem como propósito investigar processos de exploração artística (dança e performance) do corpo sensível em meio à matéria de criação (pessoas, objetos, coisas)

Com o foco na exploração de ideias inventivas e percepções como elementos de experimentação junto aos anseios e inquietações artísticas; promove espaço para interatividade dialógica entre o corpo e linguagens da arte; e tem como fio condutor, do processo, dispositivos de percepção do ambiente e coisas (percepção de mundo) como disparadores inventivos para exploração coreográfica e criação de performance.

Instagram: @labocorposimultaneo

Contato: (92) 98184-4626

Trilhas Cartográficas do Corpo

O projeto Trilhas Cartográficas do Corpo propõe, com discentes do curso de Dança e artistas convidados, a investigação e vivências de dispositivos de criação a partir da percepção ampliada do corpo sobre seu mundo. O intuito é potencializar discursos e práticas em experiência estético-política do corpo em dança performativa.

A intenção é desenvolver dispositivos metodológicos em dança por meio da cartografia para propiciar a criação de ideias inventivas do corpo em dimensão expandida e colaborar, desta forma, com o ensino de disciplinas de processos criativos do curso de Dança. O projeto tem suas atividades (eventos, criação artística, diálogos entre os participantes) compartilhadas com o projeto LaboCorpo – Residência Coreográfica.

Contato: (92) 98184-4626

Projeto Ciclo Urbano

Fundado em 2019, o projeto tem como objetivo principal propor a criação de um núcleo de Danças Urbanas para melhoria acadêmica e comunitária. O público alvo é composto por discentes, egressos e comunitários interessados nesse estilo de dança, visto que disciplinar, organizar e estruturar a teoria cria praticantes pensantes, criativos e conscientes da importância de sua arte e valorização de seus costumes no meio da sociedade por meio da prática.

O projeto Ciclo Urbano entra para sua 3ª edição trabalhando as Street Dance mais conhecidas no Brasil como Danças Urbanas desenvolvendo cinco estilos que são: Locking, Popping, House Dance, Breaking, Hip Hop Dance, juntamente ao estudo corporal da técnica Klauss Vianna baseada em teorias e práticas da Educação Somática para trabalhar e distinguir uma dança da outra, pensando nas características e limitações individuais de cada pessoa.

Instagram: @ciclourbano.uea

Contato: (92) 99281-6675

Projeto Bem Viver

O projeto consiste em uma proposta de intervenções por meio dos recursos da Psicologia e da Arte que tem por objetivo o desenvolvimento de atividades de promoção de saúde e qualidade de vida. Além disso, constitui um espaço de apoio psicopedagógico, de reflexão e promoção de qualidade de vida na contemporaneidade junto à comunidade acadêmica da Esat e à população em geral.

Contato: (92) 9951-8310

Projeto Alongazen

O projeto iniciou suas atividades em 2022 e tem como objetivo organizar e estimular a prática orientada e regular de meditação mindfulness e exercícios de alongamento à comunidade da Escola Superior de Saúde da UEA.

Além de sensibilizar os participantes sobre a contribuição da meditação mindfulness e dos exercícios regulares de alongamento como medidas da promoção da saúde biopsicossocial, também estimula a inserção de pausas ativas de alongamento e exercícios respiratórios no cotidiano de trabalho e estudos dos participantes.

Instagram: @alongazen

Contato: (92) 9622-2555

Texto: Yandra Negreiros/ Ascom UEA

Edital