Em Maués, UEA realiza projeto para debater tecnologia e educação

A proposta é reunir a comunidade para debater temas importantes para o município.

O Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA) iniciou o projeto “Nesmau Dialoga”. A proposta é reunir a comunidade para debater temas importantes para Maués a partir do espaço da biblioteca. Serão realizados encontros regulares, sobretudo aproveitando a estadia dos professores que se descolam para ministrar aulas no núcleo.

A primeira atividade foi realizada na manhã do dia 5 de maio de 2023 com uma mesa redonda intitulada “As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Pensamento Crítico na Formação e no Trabalho Docente”.

Os debatedores foram os professores do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA), Prof. Dr. Clodoaldo Pires e a Profª. Dra. Ruth Araújo. As falas dos professores debatedores se complementaram, uma vez que discutiram as tecnologias numa perspectiva de relação pedagógica que vai além da tela dos computadores e, em seguida, o pensamento a partir da Neurociência, que trabalha os processos cognitivos elementares e superiores.

Os participantes do encontro aprovaram a proposta e esperam pelos novos temas. “Articular a universidade com a comunidade é o que move o nosso fazer”, enfatizou o gerente do núcleo, professor Eliseu Souza, ao encerrar o evento.

O encontro teve a participação do grupo da Folha de Maués, que fez a transmissão do evento pela página do Facebook (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=994580038160715&id=100064517059593&mibextid=l2pjGR

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA